Skip

Açores, Açorianos, Açorianidade

Esta edição tenta explicar o espaço cultural açoriano, para quem dele sabe pouco mais do que os nomes de Antero e Nemésio. Os próprios açorianos terão aqui bastante sobre que se informar e, sobretudo, aperceberem-se com mais profundidade do universo cultural que há séculos vem sendo tecido entre os nublados céus açorianos e a terra e o mar que eles cobrem.
Num celebrado texto de Eduardo Lourenço, um dos intelectuais portugueses que melhor têm compreendido os Açores, o prestigiado ensaísta referiu-se ao arquipélago como “território e realidade singular no espaço de raiz e invenção portuguesas a que os séculos, a distância e os homens imprimem uma identidade particular. […] A questão entre Portugal e os Açores é uma questão de conhecimento, de mútuo reconhecimento. Este reconhecimento é necessário e urgente para que uns e outros não deliremos sobre puros fantasmas.”
Esta obra pretende oferecer bases para uma conversação a nível nacional sobre o modo de ser português moldado por quinhentos anos no meio do Atlântico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*