Skip

ACO – Antonieta Costa

 

ACO – Doutora Antonieta Costa
Conjunto de diapositivos e de películas
Total: 2953 fotogramas
Suporte: diapositivo e película 35mm
Cor
Séc. XX
Vasto conjunto de fotogramas, maioritariamente em diapositivos, mas também em película, todos relativos a diversas ilhas dos Açores, cobrindo temas muito variados, de interesse antropológico, artístico e histórico.

 

 

Doutora Antonieta Costa
[1936] Socióloga e antropóloga
Maria Antonieta Mendes do Couto Costa. Nasceu em Angra do Heroísmo. É licenciada em Sociologia pela Universidade de Maryland (1983), mestre em Administração Pública/Sociologia de Organizações Universidade de Troy State, Alabama (1986) e doutora em Psicologia Social das Organizações, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (1998).
Profissionalmente, exerceu como funcionária superior da administração pública, desenvolvendo em paralelo atividade científica e outra, nas áreas da sociologia, antropologia, arte popular e artesanato, fotografia, televisão, jornalismo, etc. privilegiando temas como as mitologias, expressões de poder no culto do Espírito Santo, tradições açorianas e manifestações culturais populares, origens e raízes, relações com as mitologias mediterrânicas, relações dos ciclos festivos com o calendário cósmico,etc.
Tem numerosos artigos publicados numa grande variedade de publicações, participou em grande número de congressos, inclusive como organizadora, e mantém atividade científica e docente.
É ainda autora dos livros O Poder e as Irmandades do Espírito Santo (1999), O Culto do Espírito Santo, no Ciclo das Mitologias Agrárias (2008) e de Ilhas Míticas (2008), documentário realizado por Teresa Tomé, da série televisa com o mesmo nome, editado em DVD.Doou à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo uma coleção de diapositivos e de fotografias (2953 fotogramas) sobre temas de natureza antropológica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*