Skip

FAL – Frederico Augusto da Silva Lopes Jr.

FAL – Frederico Augusto da Silva Lopes Jr.

81 espécies
Suporte: papel
Preto e branco
Séc. XX
O espólio FAL é constituído por 76 fotografias em suporte papel e 5 películas.
Os temas apresentados são muito diversos. Alguns exemplos: azenhas; moinhos de vento; retratos; moda; folclore.
As fotos encontram-se integradas na documentação deste fundo.

 

Tenente-Coronel Frederico Augusto da Silva Lopes Jr.
(João Ilhéu)
[1896-1979]
Poeta, contista e etnógrafo.

Frederico Augusto Lopes da Silva Jr. ou João Ilhéu. Era natural da Praia da Vitória. Fez estudos liceais em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada. Seguiu a carreira militar, tendo passado à reserva no posto de tenente-coronel.
Durante a maior da sua carreira militar serviu no Castelo de São João Baptista, em Angra, tendo sido comandante do B.I.I. 17, unidade então ali aquartelada.
Foi também Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Provedor das Santas Casas da Misericórdia da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo e Presidente da direção do Montepio Terceirense, entre outros cargos.
Tornou-se popularmente conhecido como João Ilhéu, pseudónimo que utilizava nos seus escritos literários. Foi poeta, contista, autor teatral, etnógrafo e também jornalista, assinando em geral, neste caso, Frederico Lopes.
Deixou obra literária de cariz regionalista, muito fundamente marcada pela corrente romântico-regionalista e etnográfica em moda na época, e de que foi um dos melhores representantes, tendo obtido grandes êxitos populares.
Foi cofundador e sócio efetivo do Instituto Histórico da Ilha Terceira, para o qual desenvolveu interessante trabalho de investigação etnográfica, sob a tutela de Luís da Silva Ribeiro.
Sócio da Sociedade de Geografia (Lisboa), do Instituto Cultural de Ponta Delgada e do Instituto Açoriano de Cultura, foi agraciado com a Ordem de Cristo e de São Bento de Avis.
O grosso do espólio foi adquirido em 1981 a D. Maria Rafaela dos Reis; posteriormente, outra documentação deu entrada por oferta do senhor Doutor José Guilherme Reis Leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*