Skip

FLAC – Francisco de Lacerda

FLAC – Francisco de Lacerda

9 espécies
Suporte: papel
Preto e branco
Séc. XX

O fundo assim designado contém 9 fotos no seu espólio.

Temática: comemorações; 1º centenário do nascimento de Francisco de Lacerda (1969).

 

 

Francisco de Lacerda
[1869-1934]
Notável chefe de orquestra compositor, musicólogo e professor do Conservatório Nacional.

Francisco de Lacerda. Nasceu na Ribeira Seca, ilha de São Jorge. Fez uma brilhante carreira internacional, em Paris.
Foi grande admirador dos mestres franceses da sua época, como D’Indy, Fauré, Ravel, etc.
Fez o curso geral dos liceus em Angra do Heroísmo, no Convento de São Francisco, atual Museu de Angra, onde se encontra uma lápide assinalando a sua passagem como aluno, passando, em seguida, ao continente para fazer Medicina.
Ao mesmo tempo, prossegue os estudos musicais que havia iniciado com seu pai. Acaba optando pela música e matricula-se no Conservatório Nacional, em Lisboa.
Conclui o curso de piano e é nomeado professor efectivo do Conservatório.
Vai a Paris, como bolseiro e estuda com os grandes mestres de então, após o que regressa a Portugal, período durante o qual investiga a música popular.
Retorna a Paris, para conhecer o melhor da sua carreira internacional. Adoece, porém, razão pela qual passa quase uma década nos Açores, período em que estuda e compõe.
Deixou uma obra importante, ainda mal conhecida pelo público, de que se destacam as Trovas, conjunto de peças para canto e piano, inspiradas principalmente na música popular tradicional das suas ilhas.
Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo encontra-se apenas uma pequena parte do seu espólio documental; o Museu Regional de Angra do Heroísmo guarda vários objectos que lhe pertenceram, entre os quais o seu piano, assim como a maior parte da sua documentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*