Skip

Pesquisas Genealógicas

Registos paroquiais dos Açores

Registos paroquiais (nascimentos, casamentos e óbitos) digitalizados, provenientes dos três arquivos regionais – Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada.This site is maintained by the Direção Regional da Cultura of the Government of the Azores. Here you can find digital images of the parish registers Azoren Archives of the Azores.

 

Universidade do Minho
CITCEM

Grupo de História das Populações

Grupo de Estudos sobre História das Populações disponibiliza, entre outros, trabalhos inovadores iniciados pela académica açoriana Professora Doutora Norberta Amorim, da Universidade do Minho. Site maintained by the Group of Studies on the History of Populations, University of Minho (North of Portugal).This project was founded by the azorean Professor Norberta Amorim, PhD, former U. of Minho academician. Here you can find available data about the populations of Pico, and Ribeira Seca, municipality of Calheta, São Jorge.

 

Relação dos emigrantes açorianos para os Estados do Brasil
(1771 – 1774)

Realizada por Raimundo Belo e extraída do Livro de Registos de Passaportes da Capitania Geral dos Açores (BPARAH).
Relação publicada no Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, (1947 a 1950 e 1954).
vol. V – vol. VI – vol. VII – vol. VIII – vol. IX – vol. XII

 

Annaes da Ilha Terceira, de Francisco Ferreira Drummond

Vol. I – Parte 1
Vol. I – Parte 2
Vol. II
Vol. III
Vol. IV
Wikisource: Anais da Ilha Terceira

 

Manuscritos Genealógicos Açorianos

Fénix Angrense

Genealogias Coelho Borges (Terceira)

Genealogias Carlos Machado (S. Miguel)

Genealogias da Graciosa

Genealogias de São Jorge (Silveira Avelar)

Genealogias de São Jorge (Fagundes de Azevedo)

Internet Archive
Arquivo dos Açores

 

Vols.: 01, 02, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12

 

Universidade dos Açores
Arquivo Digital

Arquivo dos Açores

 

Outros ensaios

 

 

Ernesto Godinho e os colonizadores de Santa Catarina

 

Vlamingen op de Azoren sinds de 15de eeuuw

Genealogias dos Flamengos que no século XV povoaram as ilhas do grupo central dos Açores e a ilha das Flores, gratuitamente disponibilizadas pelo autor, André Clayes.A versões disponíveis estão escritas em neerlandês.Genealogies by Mr. André Claeys, from Bruges, Belgium, of the 18 Flemish gentlemen and families that settled in the Azores at the 15th century.Available only in Flemish language.

 

 

GENEALOGIAS DE ANDRÉ CLAEYS

Vlamingen op de Azoren sinds de 15de eeuw

 

Geschiedenis van de Brugse Lem (1337-1900)

Vol. I (nova versão 2012) :
Van Brugge, Herman, Merens;
Vol. II:
Huerter(e), Bulscamp, Vande Roos, Cornelius, Govaert, Van Aertrycke, Vander Bruyn, Van Olm(en), Bormans, Nolet, De Cort/Korth;
Vol. III:
De Kersemackere / Vander Haeghen
Vol. IV (Apêndice):
Vlaamse adel op de Azoren in de 15de eeuwDescendentes de Martim Lem

Vol. I  

Vol. II 

Vol. III 

Vol. IV 

Textos de Apoio

Clarifications on the Genealogies Silveira and Casmaca

Nobreza e Armas de Família [relativo à Flandres]

Os nomes de família em Portugal

Uso dos apelidos em Portugal

André Claeys

André Claeys

Nuno Gonçalo Monteiro

Luís Bélard da Fonseca

English 

Português 

Português

Português

 

André Claeys, genealogista


Um obstáculo à divulgação dos trabalhos de André Claeys reside no facto de que se encontram principalmente escritos em neerlandês, incluindo as últimas versões.
Porém, por expressa vontade sua, os direitos sobre os seus estudos genealógicos inscrevem-se no que se pode considerar uma licença Creative Commons (CC-BY-NC-SA), deixando assim inteira liberdade a quem se sinta suficientemente habilitado para os verter numa língua que favoreça uma maior divulgação.
André Léon François Claeys. Nasceu em 1930, em Bruges, onde completou os estudos secundários. Em seguida, estuda Biologia em Gand e Medicina Tropical em Anvers. Enquanto isso, viaja pela Flandres, França Alemanha e Áustria.
Logo parte para o Congo Belga como agente sanitário voluntário, ao serviço do governo do seu país, acompanhado por sua mulher, enfermeira-parteira diplomada. Aí passará 23 anos da sua vida a lutar na prevenção da varíola, na despistagem da tuberculose e da doença do sono, a cuidar de centenas de leprosos, e mais tarde como coordenador da luta anti palúdica naquela colónia belga.
Por ocasião da turbulenta independência do Congo Belga, em 1960 – que passa a designar-se República do Congo e mais tarde Zaire – a mulher e os filhos recolhem por razões de segurança a Bruxelas, onde os filhos permanecerão com a família, por não haver escolas belgas em Kinshassa.
Continuará no Congo por mais 15 anos, de novo acompanhado pela mulher, entretanto regressada à antiga colónia, sendo agora o responsável pelo aprovisionamento dos hospitais, dispensários e maternidades governamentais.
Termina a carreira em 1977 e regressa à Bélgica, aposentado. De novo em Bruges, retoma o estudo da História, de que sempre fora amante dedicado, e entrega-se ao estudo das histórias da Flandres, Bélgica, Holanda, França, Áustria, Portugal, Espanha e Brasil, na sequência do que inicia uma viagem de mais de dez anos pela História dos Açores, em especial pelo estudo do papel dos seus compatriotas no povoamento deste arquipélago, de cuja epopeia ouvira pela primeira vez falar no secundário, aos 15 anos de idade. É também nesta altura que faz o seu encontro com a Genealogia. Começa por estudar os Claeys paternos e os Lescrauwaet maternos, passando em breve à pesquisa sobre outras famílias. Gasta então todos os dias da semana nos arquivos de Bruges, que fica a conhecer em profundidade.
Sobre o papel dos Flamengos no povoamento dos Açores, cedo se apercebeu de que a historiografia existente em português se iniciara entre os cem e os cento cinquenta anos posteriores aos factos do povoamento e que esta denunciava um conhecimento precário das origens das famílias flamengas.
Decide então, em 2005, empreender o trabalho beneditino de esmiuçar os arquivos da cidade de Bruges, em busca de documentação acerca dos dezoito emigrados flamengos que, favorecendo os interesses da coroa portuguesa, povoaram e desenvolveram o arquipélago.
O trabalho realizado, que agora deseja colocar gratuitamente ao alcance dos leitores de língua portuguesa, permitiu-lhe traçar a genealogia dessas famílias, em alguns casos antes e depois da emigração para os Açores.
Entretanto, com as suas pesquisas nos arquivos de Bruges, Claeys, que não regateia ajuda, tem auxiliado inúmeros descendentes de luso-flamengos, espalhados pelos Estados Unidos, Canadá ou Brasil, a encontrar as suas raízes e é esse o objetivo que procura e o satisfaz. Sendo notoriamente um humanista de forte têmpera, André Claeys, que se exprime em neerlandês, francês, alemão, inglês, kikongo e suficientemente em português, diz que isso lhe acalenta o coração e pergunta: Pourquoi est-on ici sur ce monde, sinon pour nous entre-aider, non?
As suas Genealogias vêm trazer um olhar diferente, pela primeira vez focalizado do outro lado, a partir dos arquivos de Bruges, sobre as origens dos Flamengos que contribuíram para o desenvolvimento dos Açores, nos primórdios do Povoamento.

 

Genealogias Flamengas de André Claeys

Nome Português Nome Flamengo Ligações para download
ARMÃO, Miguel Herman, Michel Armão / Herman
Nederlandse tekst niet beschikbaar
BRUGES, Jácome de Brugge, Jacob
BRUM, Guilherme de Vander Bruyn, Willem
CORNÉLIUS, António Cornelius/Cornelis, Antónis
BULCÃO, Gaspar Bulscamp, Gaspar
BURMÃO, Dolfos Borman, Rudolf
DULMO, Fernão Van Olm(en), Ferdinand
DUTRA, Balduíno Hurtere, Boudewijn de
DUTRA, Josina Hurtere, Josine de
DUTRA, Joz Hurtere, Joost de
GOULART, Luís Govaert, Louis
Corth, João Pedro de Kort, Jan Petrus de
LEME, Martim I Lem, Maerten I

Leme / Lem

Nederlandse tekst

Português (não disponível)

Inglês (not available)

Texte en Français

NOLETE, André Nolet, André
MEIRELES, Álvaro Merens, Álvaro
MERENS, Álvaro Merens, Álvaro
ROSA, Pedro da Van de Roos, Pieter
SILVEIRA, Guilherme da Vander Haeghen, Willem / Willem de Kersemakere
TERRA, Joz da Van Aertrycke, Joost
UTRA, Balduíno de Hurtere, Boudewijn de
UTRA, Josina de Hurtere, Josine de
UTRA, Joz de Hurtere, Joost de

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*