Skip

PME – Pedro de Merelim

PME – Pedro de Merelim

431 espécies
Suporte: papel
Preto e branco
Séc. XX
O espólio fotográfico é composto por 425 fotos e 6 películas (6 fotogramas). As fotos são em suporte papel.
A temática apresentada é diversificada, entre outros temas encontramos: igrejas; paisagens; retratos; sismo de 1 de Janeiro de 1980.
Este espólio fotográfico está incorporado no arquivo Pedro de Merelim, pseudónimo de Joaquim Gomes da Cunha, e deu entrada na BPARLSR por oferta do próprio Pedro de Merelim.

 

Pedro de Merelim
[1913-2002]
Militar de profissão, foi jornalista, mas sobretudo um grande historiógrafo, de vasta produção, que tratou variados temas de grande interesse regional. Deixou obras de referência.

Pedro de Merelim, nom de plume de Joaquim Gomes da Cunha. Saiu aos 18 anos da sua terra natal, São Pedro de Merelim (Braga).
Cumprido o serviço militar, fixou residência em Lisboa, mas logo é reincorporado por ocasião da II Guerra Mundial, vindo cumprir serviço na ilha Terceira, onde se fixa. Passa aos quadros do Exército, após a guerra, e dá largas à sua verdadeira vocação, que é a de jornalista, usando o pseudónimo de Pedro de Merelim.
Pertenceu ao corpo redatorial do jornal A União, durante 38 anos, chegando a exercer o cargo de redator-chefe e chefiou o gabinete de notícias do Rádio Clube de Angra.
Escreveu milhares de textos (artigos, reportagens, locais, crónicas de viagem) que publicou em jornais açorianos, do continente e da Guiné-Bissau.
Foi correspondente entre 1953 e 1972 de O Primeiro de Janeiro (Porto) e colaborador de O Século e do Jornal do Comércio, ambos de Lisboa.
O mais importante do seu trabalho é constituído por obras que versam temas de grande relevância local e regional, num total de 22 títulos, e por artigos publicados na Atlântida, revista do Instituto Açoriano de Cultura.
Foi autodidata, por não ter podido beneficiar de formação de nível superior e, por isso, nem sempre manuseou da forma mais adequada as normas da investigação; Pedro de Merelim foi, no entanto, um historiógrafo exemplar, pela sua grande seriedade e probidade intelectual, no que constitui um exemplo para qualquer investigador.Legou o seu espólio, em vida, à Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*