Skip

RAV – Ramiro Valadão ou Coleção de Fancisco Valadão Jr.

RAV – Ramiro Valadão ou Coleção de Francisco Valadão Jr.

4880 espécies
Suporte: papel
Preto e brancoSéc. XX
O espólio fotográfico de RAV é composto por 4880 fotografias em suporte papel e distribuídas por 29 Álbuns, 2 envelopes e 1 pasta.
As temáticas apresentadas versam assuntos muito diversificados. Entre outros temas encontramos: de numerosos eventos políticos do período do Estado Novo, touradas, procissões, festas do Espírito Santo, cerimónias oficiais, escutismo, de família e vários aspectos da ilha e da freguesia da Vila Nova, de onde era natural o Dr. Francisco Valadão, retrato, visita régia, praça do Campo Pequeno.
Cronologicamente as imagens correspondem ao período compreendido entre 1891 e 1972.
O espólio RAV foi doado em 1984 à BPARLSR pelo Dr. Ramiro Valadão, que foi presidente da RTP durante longos anos.
As fotografias foram, na sua maioria, reunidas por seu pai, Francisco Lourenço Valadão Jr, advogado e Secretário do Governo Civil de Angra do Heroísmo, durante décadas.

 

Dr. Francisco Valadão Jr.
[1889-1969]
Reputadíssimo advogado terceirense, arauto do regime do Estado Novo.

Francisco Valadão Júnior. Nasceu na Vila Nova, Terceira. Advogado ilustre, influente político e excecional orador.
Foi estudante distinto do Liceu de Angra, formando-se depois em Direito pela Universidade de Coimbra.
Regressado à Terceira, foi ajudante de notário, professor de Filosofia, História e Latim no Liceu e reitor substituto do mesmo.
Exerceu diversos cargos, entre os quais o de Secretário do Governo Civil de Angra do Heroísmo, o de Governador Civil substituto, o de Presidente da Comissão Executiva da Junta Geral de Angra do Heroísmo e o de Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal da mesma cidade.
O exercício das suas funções de Secretário Geral do Governo, cargo que ocupou longos anos, proporcionou-lhe ocasião para desempenhar um papel político de primeira importância.
Foi sócio fundador do Instituto Histórico da Ilha Terceira; era sócio do Instituto Açoriano de Cultura e do Sport Clube Angrense, a cuja assembleia geral presidiu até à sua morte, tendo desempenhado idênticas funções no Rádio Clube de Angra e na Fanfarra Operária.
Recebeu a Comenda da Ordem de Cristo e possuía várias condecorações estrangeiras.
O seu espólio, constituído por documentação diversa e por cerca de 3 dezenas de álbuns fotográficos, foi doado à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo por seu filho, Ramiro Valadão, que foi presidente da RTP – Radiotelevisão Portuguesa até Abril de 1974.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*