Skip

RAZ – Rafael Ávila Azevedo

RAZ – Rafael Ávila Azevedo

310 imagens
Original: papel
Suporte: digital
Preto e branco
Séc. XX
Coleção constituída por 310 imagens digitalizadas a partir dos originais em papel, algumas com pequenos vestígios de humidade e fungos, na maioria da autoria de Luís Rafael Ávila Azevedo. Preto e branco. Estado geral bom.
Muitas fotos de paisagens do interior da ilha Terceira, outras do litoral, de Angra e arredores, etc., datáveis da segunda metade dos anos 60 do século XX, até aos primeiros anos da década de 70.

 

Rafael Azevedo
[1926-1976]
Espeleólogo e fotógrafo
Sócio fundador de Os Montanheiros

Luís Rafael Ávila Azevedo. Nasceu na freguesia da Sé, a 19-01-1926, cresceu na rua do Salinas, ao lado da Sé. Fez o Curso Geral do Comércio, ministrado na época pela Escola Industrial e Comercial de Angra do Heroísmo, tendo sido funcionário administrativo da SATA (Air Azores). Faleceu prematuramente em 24-04-1976.
Grande amador da Natureza, aprendeu fotografia com o fotógrafo profissional angrense, Rodolfo Ferreira Brum (Foto Brum). Foi sócio fundador da Associação Espeleológica Os Montanheiros, à qual se deve a revelação pública e vulgarização do Algar do Carvão, entre outras grutas, onde instalou equipamento de revelação fotográfica e realizou diversas exposições de fotografia. Foi membro dos corpos sociais desta associação durante longos anos (1967-1976) e presidiu à direção no biénio 1971-1972, a qual mais tarde lhe prestou homenagem, atribuindo o seu nome ao largo junto ao Algar do Carvão.
Após a sua morte, Luísa Azevedo, sua filha, doou à associação Os Montanheiros uma coleção de fotografias em papel. Algumas delas haviam já sofrido o efeito da humidade, porém revelam pormenores de artista e uma fina sensibilidade.
Por iniciativa do Dr. Paulo Barcelos, sócio e presidente da direção de Os Montanheiros, com o consentido de D. Luísa Azevedo, foi oferecido à Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro um CD contendo 310 imagens digitais, de fotos oriundas daquela coleção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*