Skip

RDF – Raul Diniz Forjaz

RDF – Raul Diniz Forjaz

3069 espécies
Suporte: papel
Preto e branco
Séc. XX
O espólio fotográfico de Raul Diniz Forjaz é composto por 3069 fotografias em suporte papel, divididas por pequenos conjuntos.
Retratam vários assuntos, como exemplo, os seguintes: paisagens da ilha Terceira fotografadas pelas forças inglesas e americanas estacionadas nas Lajes durante o período da II Guerra Mundial de 1943-1946 e subsequente; quotidiano militar; vista aérea de Ponta Delgada; Praia da Vitória; forças americanas estacionadas nas Lajes; vários tipos de aviões.

 

Raul Diniz Forjaz
[1916-1982] Fotógrafo amador e colecionador de fotografias.

Raul Diniz Forjaz. Nasceu em Angra do Heroísmo e estudou no Liceu Nacional da sua cidade natal, onde viveu.
Foi oficial administrativo de topo de carreira da 2ª Secção (Contabilidade) da Junta Geral do Distrito Autónomo.
Desportista, praticou na juventude o voleibol, foi grande amante do futebol (sendo fervoroso adepto do Sport Clube Lusitânia de Angra do Heroísmo), e fez vela (classe snipe); conservando ao longo da vida a paixão pelo mar, praticava natação todo o ano.
Pertenceu a diversas direções do Lawn Tennis Club, associação em que muito se empenhou, tendo tido papel decisivo no desenho dos respetivos símbolos heráldicos.
Fundou o jornal angrense Diário Insular, com Manuel Flores Brasil e Cândido Pamplona Forjaz.
Paralelamente, nutria um grande interesse pela fotografia, no que era acompanhado por seu irmão Álvaro Diniz Forjaz (1918-1989), com quem viveu a maior parte da vida, após viuvar muito jovem; ambos praticaram a fotografia.
Monárquico convicto, cultivou, desde os bancos do Liceu, um grande interesse pela História de Portugal e pela História Universal, tema sobre o qual conversava com entusiasmo. Talvez este interesse o tenha compelido a reunir uma notável colecção de fotografias, entre as quais se contam exemplares historicamente valiosos das Forças Inglesas e Americanas estacionadas na ilha Terceira, por ocasião da II Guerra Mundial.
De acordo com seu irmão, Álvaro, legou a coleção, que ambos haviam reunido ao longo dos anos, à Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*