Skip

TVB – Tomás Borba

TVB – Tomás Borba

21 espécies
Suporte: papel
Preto e branco
Séc. XX
O espólio fotográfico é composto por 21 fotos em suporte papel e estão incorporadas no arquivo Tomás Borba.
Apresenta as seguintes temáticas: casas; homenagem; igrejas do Colégio de Angra, da Sé e da Conceição; retratos.
O espólio TVB deu entrada na BPARLSR em 1991 por oferta do Prof. Doutor José Henrique Ferreira Marques.

 

Professor Tomás Borba [1867-1950]
Grande pedagogo e grande compositor, formado em Letras e em Música, foi professor do Conservatório Nacional e mestre de grandes figuras nacionais. 

Tomás Vaz de Borba. Nasceu em Angra do Heroísmo. Adotou o nome de Tomás Borba, eliminando o «de», talvez por ser republicano. Foi um reconhecido inovador e pedagogo, um grande musicólogo e crítico musical e um grande compositor, faceta que só agora começa a ser reconhecida.
Iniciou os estudos musicais na escola de canto da Sé de Angra, enquanto realizava estudos literários, filosóficos e teológicos no Seminário de Angra, onde se ordena. Segue para Lisboa, para cursar o Conservatório, por não ter em Angra possibilidade de desenvolver as suas capacidades.
No Conservatório, onde foi discípulo de Francisco de Lacerda, termina de forma brilhante os Cursos de Composição e Piano. Conclui o Curso Superior de Letras, sendo discípulo de Teófilo Braga, de quem haveria de ficar amigo. Inicia a docência, lecionando Harmonia no Conservatório Nacional, no qual vem a introduzir a cadeira de História da Música, que regeu durante alguns anos.
Professor de Solfejo e Canto Coral da Escola Normal Primária, realizou alta e revolucionária obra pedagógica, introduzindo os métodos do solfejo entoado e ginástica rítmica, facto que provocou ásperas reações.
Introduziu a disciplina de Canto Coral nas escolas, embora o alcance educativo desta iniciativa não tenha sido atingido, devido à falta de discernimento na sua aplicação, disciplina que veio a ser extinta pelos hodiernos pedagogos do pós-25 de abril de 1974.
Foi professor de Luís e Pedro de Freitas Branco, Fernando Lopes Graça, Ruy Coelho, Manuel Ivo Cruz e Artur Fonseca (1º diretor do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo), entre outros.
Utilizou, na composição, os princípios do cromatismo e do modalismo, então novidade entre nós.
Como compositor, abrange a música religiosa e a profana. Na sacra, compôs várias missas, 3 Te Deum, motetes, vários Tantum Ergo, etc.; na profana, compôs 1 sonata para violino e piano, 1 quarteto de cordas, 1 Suite Portuguesa para violino e piano, 1 Rapsódia Cabo-verdiana para orquestra, numerosas canções sobre poesia portuguesa, uma coletânea de cantares para poemas da lírica galaico-portuguesa, peças corais, etc.
Entre outros, publicou um Tratado de Harmonia, primeira obra, em português, a considerar os fenómenos da harmonia moderna, uma antologia de textos portugueses e outra de franceses, para uso nas aulas do Conservatório. Conjuntamente com Lopes Graça é autor de um Dicionário de Música.
O seu riquíssimo espólio, com cerca de 4 000 partituras de sua autoria, foi doado à Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro por seu sobrinho-neto, Prof. Doutor José Henrique Ferreira Marques, em 1991, 2006 e 2007.
Posteriormente o fundo foi enriquecido (2007) com fotocópias dos documentos escolares de TB, enquanto aluno do Seminário Maior de Angra do Heroísmo, cedidas pelo Pe Dr. Ricardo Henriques; algumas fotografias e partituras foram digitalizadas e fotocopiadas das coleções da srª. Profª. Doutora D. Maria Lúcia Garcia Marques, sr.ª D. Judite Rodrigues, srª. D. Ana Maria Costa Borba, sr. Luís Mendes Brum, sr. Henrique Braz, Dr. Fernando Carvalho, Prof. António Duarte, Prof. José Paulo Sodré, Prof. Jorge Lé, Pe José Carlos Simplício (Santuário do Bom Jesus do Pico), Sé Patriarcal de Lisboa e Sé Catedral de Angra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*