Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

“Tasca dos livros” leva a Biblioteca a toda a ilha

A biblioteca itinerante da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, intitulada “Tasca dos Livros”, prossegue a sua missão de levar a magia livros a todas as freguesias da ilha Terceira.

Este é um projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2019, na área temática da Cultura e abrangendo o âmbito da ilha Terceira, que consistiu na aquisição de uma viatura e consequente equipamento que garantem a disponibilização de todas as funcionalidades de uma biblioteca, tendo sido, posteriormente, entregue a esta instituição para que pudesse aplicar nela todas as suas valências.

Com o início da sua viagem há cerca de três semanas, a “Tasca dos Livros” recebeu mais de 750 visitantes nas mais de 20 freguesias que já percorreu, e captou mais 117 novos leitores que se inscreveram e que vão agora usufruir do prazer de ter acesso a todos os livros que queiram requisitar.

Pretendendo ser um espaço de inclusão, remetendo para a ideia do convívio gerado à volta das tascas bem presentes nas festas da ilha Terceira, esta valência da biblioteca tem gerado curiosidade, sobretudo entre os mais novos, sendo que 56% das visitas foram feitas por crianças, 23% por jovens, 19% por adultos e 2% por idosos.

Focada em chegar sobretudo às escolas, no dia da sua inauguração a “Tasca dos livros” contou com a presença de uma turma da Infante D. Henrique, e, nos dias seguintes, esteve também na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, na Escola Básica e Integrada de Angra do Heroísmo, na Escola Secundária Vitorino Nemésio, e na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória.

Os estabelecimentos de ensino têm aderido de forma significativa a este projeto, e beneficiado do serviço de empréstimo disponibilizado por este recurso, sendo que 84% dos 488 livros requisitados foram levados por alunos e professores.

Para além do acervo bibliográfico, que está disponível para empréstimo domiciliário, esta nova iniciativa da Biblioteca oferece outros serviços, como computadores com acesso à internet para realização de pesquisas, e pretende ser um local de visualização de exposições ou de eventos patentes na instituição, assim como outras iniciativas que serão promovidas junto da população.

Detalhes

Data:
15 Maio, 2021
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*