Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Conferência | “Peles, Pergaminhos e Cabedais no Património Cultural: materiais a conhecer e a preservar”

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a conferência “Peles, pergaminhos e cabedais no património cultural: materiais a conhecer e a preservar”, proferida por Lina Falcão, no dia 27 de janeiro pelas 18h00.

As peles de animais são matérias-primas fundamentais na preparação de um conjunto de materiais muito diversificado que tiveram, e ainda têm, uma grande importância na vida humana: os pergaminhos e os cabedais, designados mais vulgarmente por “couros”.

Estes materiais históricos foram usados e aplicados na produção de objetos muito distintos ao longo dos séculos e hoje são considerados bens culturais; tal é o caso de calçado, vestuário, encadernações, documentos, arreios, selas, revestimento de paredes, de mobiliário diverso e de viaturas hipomóveis.

O que caracteriza e distingue estes materiais produzidos a partir de peles animais? Quais os problemas de conservação mais comuns que apresentam?

Nesta comunicação pretende-se apresentar as características materiais principais associadas aos pergaminhos e cabedais e abordar os desafios mais importantes que se colocam à sua preservação e conservação.

 

Nota Biográfica- Lina Falcão

Licenciada em Conservação e Restauro pela Escola Superior de Conservação e Restauro e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Química Aplicada ao Património Cultural pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL). É doutoranda em Belas-Artes, ramo Ciências da Arte, na Faculdade de Belas-Artes (UL). Fez formação em conservação e restauro de cabedais no Leather Conservation Centre, no Canadian Conservation Institute e no Deutsches LederMuseum. É, desde 1995, conservadora-restauradora independente e desenvolve, desde 2007, estudos de investigação ligados às técnicas de produção de cabedais históricos e decorativos europeus.

Detalhes

Data:
27 Janeiro, 2023
Hora:
18:00 - 19:00
Categorias de Evento:
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*