Skip
Recepção e Auditório

Na entrada da Biblioteca a zona do balcão central proporciona a oportunidade ao utilizador de obter diverso tipo de informações sobre a instituição, neste espaço um funcionário diligencia para que todas as solicitações sejam convenientemente acolhidas e encaminhadas. Nesta zona existe também um espaço expositivo no qual estão patentes as exposições ou mostras mais significativas da instituição.
No piso principal do edifício situa-se um amplo auditório com capacidade para 110 lugares sentados. Neste espaço se desenvolvem as atividades e eventos mais significativos promovidos pela Biblioteca. Encontros com escritores, concertos, conferências, palestras, conversas com personalidades destacadas em diversas áreas.

Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário (adultos)

Com uma extensa vidraça virada para o Monte Brasil e para o Forte de São João Batista, localiza-se a sala de leitura presencial e de empréstimo da biblioteca de adultos. É neste espaço acolhedor e sereno que pode proceder à requisição de monografias para leitura ou consulta presencial. Em alternativa é também neste espaço que existe o serviço de empréstimo domiciliário de adultos. Aqui poderá também obter o seu cartão de leitor que lhe permite aceder ao empréstimo até ao limite máximo de cinco livros, pelo período de 21 dias. Tem livre acesso às estantes para proceder à sua escolha, sem necessidade de consulta do catálogo, ou pode utilizar os 4 computadores disponíveis com acesso ao catálogo online (OPAC), ou ainda, em alternativa, dispõe da possibilidade de auxílio e recomendação das nossas funcionárias que o ajudarão neste processo. A BPARLSR dispõe do estatuto de Depósito Legal, razão pela qual o leitor tem acesso facilitado às mesmas publicações que existem na Biblioteca Nacional e pode facilmente estar a par das novidades editoriais do país em tempo útil. Nos Açores a BPARLSR é a única Biblioteca que recebe Depósito Legal.

Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário (infantojuvenil)

No piso de entrada da Biblioteca situa-se o mundo mágico da sala infanto-juvenil, preparada para atender um público que vai desde o recém-nascido ao adolescente. Neste vasto espaço que ocupa a ala direita deste piso o utilizador pode encontrar uma sala de leitura e consulta geral, um espaço juvenil, um espaço multimédia, uma sala de pré-escolar, um espaço para bebés, um atelier de expressão plástica e um espaço dedicado à leitura e à partilha de histórias. Aqui se dão os primeiros passos no mundo mágico da leitura e se cumpre a imprescindível missão de cativar os mais pequenos para a magia dos livros. Este processo de encantamento pretende criar nas crianças a capacidade de se tornarem leitores capazes, dotados de espírito crítico, e despertos para a interpretação do mundo que os rodeia. Pela magia da narração oral e pela capacidade de ouvir, contar e recontar histórias as crianças se fazem homens na era digital, demonstrando que o livro é um suporte seguro.