Destaques
Próximos Destaques
Lista de navegação de Destaques
Setembro 2025
Documento do mês | Da Índia Portuguesa para a Europa
Nos meses de setembro e outubro, a oficina de Conservação e Restauro no âmbito dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, escolheu como tema expositivo Da Índia Portuguesa para a Europa, para a mostra “Documento do Mês”, retratando a arte Lusíada na vertente Indo-Portuguesa. Os costumes, trajes, as peças de usos doméstico e a iconografia cristã, levados pelos portugueses para o território indiano, assim como a sua presença contínua durante vários séculos, influenciou os artesãos indígenas…
Ler mais »Exposição | 25 de Novembro, entre a Revolução e a Democracia
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, de 25 de setembro a 31 de dezembro de 2025, no âmbito da comemoração do 50.º aniversário do 25 de novembro de 1975, a exposição documental 25 de Novembro, entre a Revolução e a Democracia. Depois de em 2024 a BPARLSR ter comemorado os 50 anos da Revolução de Abril, com esta exposição dá continuidade à divulgação do processo revolucionário português que conduziu à Democracia. A exposição 25 de…
Ler mais »Outubro 2025
Mostra | 50 anos de Independência de Cabo Verde
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro associa-se às comemorações dos 50 anos de Independência de Cabo Verde, com uma mostra bibliográfica que explora alguns dos aspetos que caracterizaram o processo do pós-colonialismo de Cabo Verde. A mostra decorrerá no espaço Arte e Debates, de 1 de outubro a 29 de novembro. A 5 de julho de 1975, Cabo Verde tornou-se independente de Portugal, dando início a um processo de reinvenção identitária marcado pelo progresso social e…
Ler mais »Mostra | Centenário José Cardoso Pires
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra o centenário do nascimento do escritor José Cardoso Pires (1925-1998), com uma mostra bibliográfica que pretende homenagear os 50 anos de atividade literária. A mostra estará patente ao público entre os dias 1 de outubro a 15 de novembro, na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário. José Cardoso Pires, como refere Ana Margarida de Carvalho, no prefácio a Alexandra Alpha, “dizia-se ‘escritor bissexto’, publicava a espaços, com largos intervalos,…
Ler mais »Exposição de fotografia | Latitudes da semelhança de Isabel Nolasco
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, de 4 de outubro a 28 de fevereiro de 2026, a exposição de fotografia Latitudes da semelhança de Isabel Nolasco, patente no espaço Cultura & História. A exposição reúne um conjunto de fotografias a preto e branco captadas por Isabel Nolasco durante uma viagem de 40 dias ao Médio Oriente, em agosto de 2019, mais precisamente a Omã e ao Irão. Isabel Nolásco, há vários anos tem vindo a…
Ler mais »Mostra Bibliográfica| Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco
No âmbito das comemorações do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, assinalado a 16 de março, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma mostra bibliográfica que homenageia a obra do escritor moldada numa escrita atemporal e projetada numa visão crítica de quem (re)pensa criticamente a vida em sociedade. A iniciativa decorrerá no espaço Literatura e Artes, entre os dias 14 de outubro e 30 de dezembro. Camilo Castelo Branco foi considerado o primeiro escritor…
Ler mais »𝗘𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 “Pensar a arquitetura: o(s) tempo(s) do processo criativo”
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, a exposição “Pensar a arquitetura: o(s) tempo(s) do processo criativo”, de Catarina Valadão, no espaço Criativo, de 30 de outubro a 28 de fevereiro de 2026. “Pensar a arquitetura: o(s) tempo(s) do processo criativo” propõe uma imersão reflexiva na natureza efémera e mutável do ato projetual, entendendo a arquitetura não como um produto acabado, mas como um organismo em permanente transformação. Esta exposição convida a apreciar a espessura temporal…
Ler mais »Novembro 2025
Um Olhar Periódico | Reabertura do Teatro Angrense após remodelação, 1926
A rubrica “Um Olhar Periódico” do mês de novembro aborda as notícias da imprensa local angrense sobre a reabertura do Teatro Angrense ao público, após as remodelações efetuadas no edifício. “Em termos arquitetónicos, o edifício tem todas as características e condições para um desempenho teatral em moldes tradicionais, com teia, camarins e palco. A sala tem estrutura em madeira, criando boas condições acústicas. Exteriormente, é um edifício com influências neoclássicas, encimado por um frontão triangular, bem situado no centro da…
Ler mais »