Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Documento do Mês | Um Jantar em Tempo de Guerra

A Divisão de Arquivo da BPARLSR, durante o mês de março, promove a iniciativa “Documento do Mês”, com uma mostra composta por uma seleção de documentos que relatam a história do encontro entre D. Pedro IV, Duque de Bragança, e Teotónio de Ornelas.

 

A 15 de março de 1832, Teotónio de Ornelas recebia um convite singularmente honroso: D. Pedro IV, Duque de Bragança, pretendia recebê-lo nesse dia, nos Paços da Regência, para jantar em sua companhia.

Teotónio de Ornelas era então um jovem fidalgo local, impetuoso partidário da Carta Constitucional, que estivera na origem do golpe que, a 22 de junho de 1828, estabelecera o regime liberal na ilha Terceira. Participara na conquista das ilhas ocidentais dos Açores, e fora enviado a Londres e Paris a fim de saudar D. Maria II e D. Pedro IV. Desde que este último aportara em Angra, recebera-o em sua casa, e fora por ele nomeado coronel-comandante dos voluntários nacionais na Terceira, São Jorge e Graciosa.

 

Estes dois homens terão discutido, durante esse jantar, assuntos determinantes para a História de Portugal, ou talvez tenham apenas comido e bebido, pondo de parte, por momentos, as suas preocupações – não o sabemos. Mas é de pequenas histórias, como esta que o Documento do Mês de Março nos conta, que a História se constrói, e é através delas que melhor podemos sonhar com o passado, à sombra do qual ainda vivemos.

 

 

Foto facultada pela Biblioteca Nacional de Portugal. Serrano, P. A. Fl. entre 1850 e 1869, D. Pedro IV, Rei de Portugal e Imperador do Brazil/S.lith. 1 gravura litografia. Cota do exemplar digitalizado: E-3539-P.

 

Detalhes

Início:
1 Março, 2023
Fim:
31 Março, 2023
Categorias de Evento:
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*