Exposição | Fora de Rota – Impressões do Leste da Europa
- Este evento já decorreu.
Exposição | Fora de Rota – Impressões do Leste da Europa
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove de 3 de abril a 30 de junho, a exposição de fotografia “Fora de Rota – Impressões do Leste da Europa”, de Christoph Kneppeck.
A exposição assinala a estreia pública do fotógrafo, que na última década, com o incentivo do irmão, fotógrafo profissional, desenvolveu um crescente interesse pela fotografia. Tem gosto pela fotografia a preto e branco por considerá-la mais autêntica e com maior impacto visual, o que imprime em simultâneo um enquadramento intemporal ao seu trabalho.
Nas viagens que realizou ao Leste da Europa e aos Balcãs, procurou captar imagens dos lugares mais remotos em que fosse possível sentir a ausência do elemento humano. O espaço desabitado torna-se assim o objeto de aproximação a memórias históricas e a marca identitária de uma cultura ainda residual. Tem fascínio pela arquitetura socialista e brutalista associada ao modernismo soviético pelas suas formas, estruturas massivas, linhas claras e por não recorrer a elementos decorativos.
O seu trabalho aproxima-se da fotografia documental, refletindo uma necessidade de exploração dos espaços isolados, de difícil localização e acesso, muitas vezes reconquistados pela natureza, em que o isolamento, a anonimidade ou a tranquilidade exigem um olhar atento e comprometido da parte do fotógrafo.
A inauguração desta iniciativa ocorrerá no dia 3 de abril pelas 18h00, na zona do Web Café.
Christoph Kneppeck
Nascido a 25 de setembro de 1971, em Oldenburg, Alemanha, Christoph Kneppeck tem dupla nacionalidade, alemã e portuguesa.
Formou-se no setor bancário (1990 – 1993), tem um Diploma em Gestão de Empresas pela Universidade de Göttingen, Alemanha. De 1993 a 1999, estudou em diversas Universidades: Galway na Irlanda, Fontainebleau em França e Pavia em Itália.
Foi Diretor de Recursos Humanos na Hansa Kontor Shopfitting Group, Colónia, Alemanha, de 2000 a 2005.
Em 2005 estabeleceu residência na Ilha Terceira, passando a exercer funções de técnico superior na Administração Regional.
Dos seus interesses constam a fotografia, a natação competitiva, a literatura, a política internacional e as viagens para o Leste da Europa e os Balcãs. Pratica natação competitiva, é utilizador frequente da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e leitor com gosto pela literatura dos “modernos clássicos” da literatura alemã do século XX.