Ilustrar para estampar
- Este evento já decorreu.
Ilustrar para estampar
No dia 16 de novembro, das 17h00 às 19h00, convidamos todos os interessados a participar na oficina intitulada “Ilustrar para Estampar”, com a formadora Rosa Mendonça, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.
Propõe-se dotar os participantes de conhecimentos sobre o processo de estampagem em tecidos, desde a criação de estampados até ao produto final. Serão transmitidas técnicas de criação, manipulação de ilustrações para estampados, assim como o seu desenvolvimento em formato digital. Pretende-se também fazer uma abordagem a diferentes técnicas manuais, digitais e os tecidos necessários para tirar o melhor partido dos diferentes estampados.
Destinado a todos os que tenham curiosidade ou que queiram aumentar os seus conhecimentos relativamente a esta temática.
Pedimos que cada participante traga o material: canetas, marcadores, aguarelas, cartolina A4, capa elástica A4 e desenhos ou outro tipo de imagens.
Inscreva-se através do telefone 295 401 000 ou do e-mail [email protected].
Biografia
Rosa Mendonça
Rosa Margarida Maia de Mendonça nasceu em Angra do Heroísmo. Aos 17 anos, muda-se para Lisboa, onde frequenta vários cursos em áreas tão diferentes como produção de eventos na Restart- creative education, teatro e Ioga.
Em 2006 muda-se para Barcelona, e ingressa na licenciatura de Design de Moda na Escola Superior d`Imatge i Desseny (IDEP), em 2011 surge a oportunidade de aprender mais sobre duas grandes paixões suas, o teatro e a moda. Concorre e é selecionada para a prestigiada universidade de origem italiana IED – Istituto Europeo di Design. Onde conclui, em julho de 2013, o mestrado em Design de Vestuário para Teatro, Cinema, Ópera e Áudio Visuais.
Em 2013, regressa a Lisboa e frequenta a especialização de Moda e Marketing de Moda na LSD- Lisbon School of Design.
De 2014 a 2016 participa em vários concursos e é finalista em vários concursos nacionais e regionais tais como: Acrobátic, Re-calçada e Lab jovem. Durante esses mesmos anos, participa num desfile de moda, na alfandega do Porto, na cidade do Porto. Expõe os na academia da juventude e das artes da ilha Terceira na Praia da Vitoria e no Paços do concelho, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e no centro cultural e de congressos de Angra do Heroísmo. O seu trabalho também é exposto na academia das artes dos açores na ilha de S. Miguel, no banco de artistas da ilha do Faial e no estúdio team box – Lx Factory na cidade de Lisboa.
Em 2016 regressa à sua cidade natal e trabalha para a CMAH na direção e criação do vestuário para o cortejo infantil e de abertura das sanjoaninas.
Atualmente tem um atelier na ilha terceira, onde desenvolve vários projetos e produz estampados sob encomenda.