Documento do mês | AS REVOLTAS ESTUDANTIS
- Este evento já decorreu.
Documento do mês | AS REVOLTAS ESTUDANTIS
A divisão de arquivo, da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, preparou uma mostra do “documento do mês” que retrata as reivindicações dos estudantes, com vista à transformação das instituições que então governavam, numa abordagem cronológica e na proximidade do Dia do Estudante, celebrado a 24 de março.
Qualquer mudança de regime é precedida de protestos. Apesar da importância de anteriores formas de luta pela dignidade das instituições públicas contra a ditadura em prol da liberdade protagonizadas pelo movimento estudantil, é apenas em 1962 que se pode falar da primeira crise académica, onde a contestação estudantil assume novas formas e conteúdos de luta: manifestações, greves às aulas, confrontos com a polícia, greve de fome e ocupações.
A crítica dos estudantes vai para além das manifestações, assumindo formas de protesto através da escrita e outras, cada vez mais criativas e originais, como a tourada dos estudantes, na ilha Terceira, onde se reprova através do humor e da sátira os males que enfermam a Administração.