Livrelinha’24 | Dia Internacional do Livro
- Este evento já decorreu.
Livrelinha’24 | Dia Internacional do Livro
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realizará nos dias 22, 23 e 24 de abril, a Livrelinha’24 (3.ª ed.), evento comemorativo do Dia Internacional do Livro. A data assinala a importância do livro como uma ferramenta cultural, indispensável para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento das economias. Esta iniciativa tem como objetivo promover a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do saber, aproximando leitores e todos os que gostam e têm interesse pelos livros e pela leitura. O propósito do encontro é incentivar os leitores e os não-leitores a participarem nas atividades e projetos que a Biblioteca oferece, não só neste período, como durante todo o ano.
Durante três dias decorrerão diversas atividades direcionadas para o público infantojuvenil e adulto. O tema de reflexão para este ano, é a “Casa”, enquanto ideia poética, estrutura física construtora de identidade, espaço modelador de comportamento e de garantia de segurança pessoal. Como refere Manuel Carvalho Coutinho no artigo A Biblioteca, uma segunda casa, edição da Fundação Manuel dos Santos, 2024, as “Bibliotecas enquanto espaços em constante crescimento, também podem ser consideradas como as ‘segundas casas’ dos leitores”, espelhando assim, o seu crescimento intelectual e humano.
A LivreLinha´24 conta com a presença dos seguintes convidados: Professores e alunos de diversas escolas, da escritora Luísa Soares, da antropóloga Helena Ormonde, do historiador Francisco Maduro-Dias, do economista Nuno Ornelas Martins e da socióloga Antonieta Costa e da banda terceirense “Bulcânicos”, composta pelos músicos Henrique Bulcão, Vítor Costa, Antero Ferreira, Bruno Ferreira e Dário Ferreira.
A inauguração da LivreLinha’24 (3.ª ed.), terá lugar no dia 22 de abril, pelas 09h15, com a leitura coletiva da obra Regresso a Casa, de José Luís Peixoto, no auditório, e no dia 24 de abril, o evento encerrará com o concerto dinamizado pelo grupo Bulcânicos, pelas 21h30, no pátio da Biblioteca.