Mostra documental | Gungunhana nos Açores: o exílio do rei de Gaza na ilha Terceira
- Este evento já decorreu.
Mostra documental | Gungunhana nos Açores: o exílio do rei de Gaza na ilha Terceira
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realizará em parceria com o Instituto Histórico da Ilha Terceira e com a colaboração de outras entidades, uma mostra documental no “I Colóquio Internacional sobre Gungunhana: importância e atualidade” que decorrerá nos dias 31 de outubro a 2 de novembro no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima do Museu de Angra do Heroísmo.
Gungunhana, foi o último imperador do Império de Gaza, localizado no atual território de Moçambique. Destaca-se como uma figura importante na história da resistência africana contra o colonialismo europeu, particularmente contra a ocupação portuguesa.
O Império de Gaza foi derrotado em 1895 na Batalha de Coolela. Gungunhana foi aprisionado em Chaimite por Mouzinho de Albuquerque. Depois da sua captura, foi levado para Portugal como prisioneiro, sendo posteriormente exilado na ilha Terceira, onde viveu até à sua morte em 1906.
A documentação à guarda da BPARLSR apresenta o registo de batismo datado de 16 de abril de 1899, uma fotografia de Gungunhana e dos seus companheiros, jornais que contemplam notícias sobre a chegada e a vida de Gungunhana na ilha Terceira, e por fim o seu registo de óbito, a 23 de dezembro de 1906.