Skip
A carregar Destaques

Documento do Mês | A Arte da (na) Encadernação

Nos meses de novembro e dezembro, a mostra “Documento do mês”, promovida pela BPARLSR, será dedicada à Arte da (na) Encadernação.

A encadernação é uma arte que visa conservar, proteger e preservar o suporte de escrita, quer seja manuscrito ou impresso, e tem por finalidade prolongar no tempo a informação e o conhecimento.

A história da encadernação ocidental começa no início da nossa era, com a emergência do livro sob a forma de códex – formato tradicional retangular.

Quanto à decoração, verifica-se que a igreja cedo a procurou utilizar como veículo de um rico simbolismo religioso, dando origem às chamadas encadernações de aparato, muitas vezes recobertas de metais preciosos com aplicações de pedrarias.

Na segunda metade do século XV, há a introdução na Europa, por influência árabe, das primeiras decorações a ouro. Por esta altura, a encadernação portuguesa atinge um dos seus pontos mais altos nas encadernações manuelinas, sobretudo nos forais, com uma sóbria decoração a seco e a utilização de fechos e aplicações metálicas representando, nomeadamente, esferas armilares, com as armas de Portugal ao centro.

O final do século XVIII e início do século XIX marcam outro ponto alto na encadernação portuguesa. É a época da proliferação dos diários e almanaques, profusamente decorados a ouro ou bordados a fio de prata e ouro, todos diferentes, constituindo um verdadeiro regalo para os sentidos.

A decoração, além de estar presente na lombada e nas capas, aparecem também nas seixas, onde estas por vezes são profusamente decoradas a ouro, através da utilização de ferros e rodas decorativas. As folhas de guarda, muitas vezes feitas manualmente, também oferecem uma decoração única e peculiar.

A encadernação portuguesa, acompanhou ao longo dos séculos, os diferentes estilos desenvolvidos, bem como as grandes linhas de estilo na decoração, principalmente as escolas francesas e italianas.

A encadernação é uma arte que visa conservar, proteger e preservar o suporte de escrita, quer seja manuscrito ou impresso, e tem por finalidade prolongar no tempo a informação e o conhecimento.

Esta mostra do “Documento do Mês”, acompanha de uma forma muito breve a arte que é a encadernação, bem como a arte presente na encadernação. Aborda de uma forma visual algumas das várias encadernações, bem como exemplos de diferentes decorações presentes nestas.

 

 

Detalhes

Início:
1 Novembro
Fim:
31 Dezembro
Categorias de Evento:
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*