Conferência Online | La tinta negra de escritura en los manuscritos de archivo. Identificación de componentes, análisis y recetas de elaboración
Conferência Online | La tinta negra de escritura en los manuscritos de archivo. Identificación de componentes, análisis y recetas de elaboración
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em parceria com o Museu Francisco de Lacerda, na ilha de S. Jorge, e o Institut Valencià de Conservació, Restauració I Investigació da Generalitat Valenciana, Espanha, no dia 27 de janeiro, pelas 17h30 (hora local), promove uma conferência online com transmissão em Facebook.com/BPARLSR, dedicada à temática do uso da tinta metalogálica em manuscritos.
A palestra será ministrada pela Doutora Gemma M. Contreras Zamorano, com especialidade em Conservação e Restauro de Património Cultural, pela Universidade Politécnica de Valência. O objetivo da comunicação é dar a conhecer as fontes escritas que nos dão informação acerca da utilização deste tipo de tinta, bem como os métodos de análise que podem ser aplicados para a sua identificação.
A palestra é destinada a investigadores, conservadores, restauradores e a todos os interessados no estudo desta matéria.
Nota Biográfica – Gemma Mª Contreras Zamorano
Gemma M. Contreras Zamorano é licenciada em Geografia e História, com especialidade em História de Arte pela Universidade de Valência, onde obteve o DEA e o Doutoramento sobre as tintas dos manuscritos valencianos entre 1250 e 1600. Além disso, é licenciada em Belas Artes e especializada em Conservação e Restauro de Património Cultural, pela Universidade Politécnica de Valência. Foi professora do Mestrado em Diagnóstico do Estado de Conservação do Património Histórico na Universidade Pablo de Olavide de Sevilha, que frequentou anteriormente. Desde 1999 trabalha para a Generalitat Valenciana como restauradora de obras gráficas e material de arquivo e em 2008 passou a desempenhar funções de chefia deste departamento no Institut Valencià de Conservació i Restauració, instituição que dirigiu desde novembro de 2015 como subdiretora. Em 2021, venceu o concurso público para a Direção Geral do referido organismo, que dirige até à atualidade. Publicou dois livros sobre património e conservação e 50 artigos sobre restauro de papel e investigações relacionadas com os materiais e suas técnicas de aplicação. Ministrou cursos de Conservação e Restauro de obras gráficas e de material de arquivo em diversas universidades espanholas e internacionais (País Basco, Sevilha, Manágua-Nicarágua, Quito-Equador), bem como em outras instituições públicas como a Alhambra de Granada, Arxiu de la Seu d’Urgell, Biblioteca de Süleymaniye (Istambul), CIRMA (Guatemala), INHCA (Nicarágua).