Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Sarau de Poesia Palestiniana

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Poesia, a BPARLSR promove o Sarau de Poesia Palestiniana, no dia 21 de março, pelas 18h00, no auditório.
O evento é dedicado à força e beleza da palavra poética no contexto palestiniano e contará com uma breve apresentação de livros traduzidos de poetas palestinianos em Portugal, seguida de uma leitura de poesia pelos convidados Madalena Ávila e Carlos Bessa. Serão lidos poemas de autores de várias gerações, desde Ibrahim Touqane (1905-1941) até Yahya Achour (nascido em 1998), destacando-se a presença do “poeta maior” da Palestina, Mahmoud Darwish (1941-2008).

 

Notas Biográficas

Carlos Bessa

Carlos Bessa é poeta, professor, foi editor da revista Atlântida e presidente do Instituto Açoriano de Cultura entre 2017 e 2025.

 

Madalena Ávila

Madalena Ávila nasceu em Angra do Heroísmo a 20 de dezembro de 1977.

É recitadora de poesia.

Colabora voluntariamente com as editoras Douda Correria e Mia Soave.

Tem dois livros de poesia publicados, “A Ilha da Sombra”, ed. IAC, 2019 e “Safigo”, com ilustrações de Maria João Worm, ed. de autor, col. particular, 2024.

Participa, com recitação de poemas, no CD ´Vago Pressentimento Azul Por Cima`, de João Paulo Esteves da Silva (canções através de poemas de Ana Paula Inácio), edição Alambique, 2020.

Participou com leituras na Casa Fernando Pessoa e a convite da mesma, com Nuno Moura, no palácio Pimenta na Comemoração dos 100 anos de Sophia de Mello Breyner Andersen. Fez com regularidade leituras com Nuno Moura (recitador, poeta, editor) e outros poetas/declamadores/músicos e a solo em lançamentos e apresentações de livros, festas, programas de rádio, em espaços como livrarias, galerias, museus, cinemas, associações culturais, bares e outros locais.

Organizou sessões abertas e regulares de poesia em Lisboa e Algés entre 2017 e 2020. Entre outras leituras de rua, organizou uma leitura contra o fecho do miradouro de Santa Catarina – Adamastor/ 2018. Na Sertã, em 2018, participou na “Orquestra de Máquinas de Escrever”, com Bárbara Assis Pacheco, Erica Luz, Guilherme Pires, Miguel-Manso, Nuno Moura e Pedro Martins a acompanhar um concerto em cravo por Joana Bagulho, encontro promovido pela Biblioteca Municipal Pe. Manuel Antunes. Em 2019 a convite do poeta Pedro Loureiro, participa em Viseu com uma leitura no encontro de poesia “Aquelas Horas Outras.”

Na ilha Terceira, participou com uma leitura dirigida aos reclusos e reclusas do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, através da 1ª edição do Festival Smog Poesia, IAC, 2019.

Em 2022, cria com Luís Bettencourt na percussão, o duo “Falhas Caídas” e participa com leitura num concerto do “Trio Fragata” no auditório da Rádio Clube de Angra. Ainda em 2022, no Dia Internacional do Jazz, através do programa “Jazz na Cidade”, faz uma leitura de poemas sobre jazz na Casa do Sal – Oficina de Angra. Organizou a primeira sessão de poesia em Angra do Heroísmo em 2017, na Loja d´Alice (a loja da sua mãe).

Em 2024 começou a organizar, com regularidade, leituras de poesia na Livraria Lar Doce Livro, sozinha ou com outros convidados.

Participou a convites de autores(as) em lançamentos de livros e criou a Banda de Poesia e Outras Inutilidades, “Ervas Danadinhas”.

 

Detalhes

Data:
21 Março
Hora:
18:00 - 19:30
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*