Skip
A carregar Destaques

Exposição de fotografia | Latitudes da semelhança de Isabel Nolasco

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, de 4 de outubro a 28 de fevereiro de 2026, a exposição de fotografia Latitudes da semelhança de Isabel Nolasco, patente no espaço Cultura & História. A exposição reúne um conjunto de fotografias a preto e branco captadas por Isabel Nolasco durante uma viagem de 40 dias ao Médio Oriente, em agosto de 2019, mais precisamente a Omã e ao Irão.

Isabel Nolásco, há vários anos tem vindo a desenvolver a sua atividade em distintas latitudes como uma missão humanista, na homenagem das semelhanças que nos distinguem. Neste trabalho destaca a fotografia documental e street photography que são os géneros que mais a apaixonam.

Em Latitudes da Semelhança, como refere José Pinto Bandeira, “Isabel Nolasco, através das suas lentes da sua sensibilidade, fotografa sem preconceitos. Capta o momento sem legendas próprias, dá-nos a oportunidade de pensar. O que ela pensou ficou com ela. Deixa que cada um imagine o que quiser. Dá-nos o tempo que tanta falta nos faz.”

Como a autora destaca “Independentemente das características, credos e culturas de cada povo, a humanidade só enriquece pela soma e respeito entre todos, pelo melhor que cada um tem, nunca pela imposição de qualquer suposta supremacia militar, cultural ou economicamente fundadas no preconceito e na falsa globalização.”

A inauguração da exposição decorrerá no dia 4 de outubro, pelas 17h00, com a presença de Isabel Nolasco. Após a visita à exposição decorrerá no auditório da Biblioteca uma conversa com a autora sobre o seu trabalho fotográfico e o seu livro que dá o título à exposição, Latitudes da Semelhança.

 

Nota Biográfica

Isabel Nolasco, licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exerceu atividade durante mais de 30 anos como jurista e gestora no Grupo Portugal Telecom e consultora na ONU e no Parlamento Nacional de Timor-Leste. Viveu em Timor-Leste durante quase 10 anos onde continuou a aprender e a fotografar com outros fotógrafos. Fez workshops e diversas atividades ligadas à fotografia e alargou os seus conhecimentos técnicos e de edição. Viajou pelo Médio Oriente e Sudoeste Asiático onde, dando asas à sua criatividade e sensibilidade, captou momentos únicos da vivência destas culturas ainda pouco conhecidas e por vezes mal interpretadas. Tem curso profissional de fotografia da World Academy Portugal. As suas fotografias ilustram diversas publicações e fazem parte de projetos artísticos com outros fotógrafos e artistas plásticos. Foi vencedora do Discoveries Awards 2019 da Via Verde na categoria de Fotografia.

Detalhes

Início:
4 Outubro
Fim:
28 Fevereiro, 2026
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*