Conversas na Biblioteca – com Afonso Reis Cabral, Bruno Vieira do Amaral e Carlos Vaz Marques (moderação)
- Este evento já decorreu.
Conversas na Biblioteca – com Afonso Reis Cabral, Bruno Vieira do Amaral e Carlos Vaz Marques (moderação)
Data: 27 de outubro
Hora: 20h00
Local: Página no Facebook Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: Público em geral
A frase de David Hume “A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla” será tema de “Conversas na Biblioteca” entre escritores no próximo dia 27 de outubro pelas 20h00, no Facebook da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.
Sob a moderação de Carlos Vaz Marques, os escritores Afonso Reis Cabral e Bruno Vieira do Amaral estarão juntos, num encontro virtual, para se deterem sobre este tema.
Esta conversa permite, assim, a reunião entre dois autores distinguidos pelo Prémio Saramago e vem dar continuidade aos encontros literários que a Biblioteca tem vindo a desenvolver e que permitem, de forma informal, conhecer melhor a obra, mas sobretudo o pensamento de diferentes escritores.
Numa altura em que as deslocações e eventos presenciais obedecem a várias limitações, a vídeo-conversa é a solução encontrada para continuar a oferta cultural a que a Biblioteca tem habituado o seu público.
Contamos com a sua presença através da página no Facebook https://www.facebook.com/BPARLSR/
Afonso Reis Cabral: Nasceu em 1990. É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, fez mestrado na mesma área e tem uma pós-graduação em Escrita de Ficção. Aos quinze anos publicou o livro de poesia Condensação. Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão, que se encontra em tradução em Espanha e já foi publicado no Brasil e em Itália. Em 2017, foi-lhe atribuído o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, e em 2018 o Prémio Novos na categoria de Literatura. No final de 2018, publicou o seu segundo romance, Pão de Açúcar, e no ano seguinte relata a sua viagem pela Estrada Nacional 2 em Leva-me Contigo.
Bruno Vieira Amaral: Nasceu em 1978. Colabora com a revista Ler, o Expresso e a Rádio Observador. O seu primeiro romance, As Primeiras Coisas, foi distinguido com o Prémio PEN Clube Narrativa, Prémio Literário Fernando Namora, Prémio Time Out e Prémio Literário José Saramago, em 2015. Em 2016, foi nomeado uma das Dez Novas Vozes da Europa (Ten New Voices from Europe), escolha da plataforma Literature Across Frontiers. O seu segundo romance, Hoje Estarás Comigo no Paraíso recebeu o prémio Tabula Rasa 2016-2017 na categoria de Ficção, e o segundo lugar do Prémio Oceanos 2018. Em 2018, foram reunidos os seus melhores textos dispersos no volume Manobras de Guerrilha. Os direitos dos seus livros foram vendidos para vários países.
Carlos Vaz Marques: Nasceu em 1964. Jornalista profissional desde 1987, integra a redação da TSF desde 1990. Iniciou-se no jornalismo na redação do JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, tendo passado também pela redação do O Jornal. Frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas – variante Português/Francês, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Na TSF, já desempenhou as mais diversas funções. É, desde 2001, autor do programa Pessoal e… Transmissível, um espaço diário de entrevista ao fim da tarde onde já entrevistou cerca de quatrocentas personalidades nacionais e estrangeiras das mais diversas áreas Tem colaborado em diversos jornais e revistas: DNa, Ler, JL, Visão, Pública, Focus, Grande Reportagem, Elle. Desde setembro de 2004, conduz uma entrevista semanal no programa Encontro Marcado da SIC Mulher.