Conversas na Biblioteca – As Vanguardas Artísticas do século XX e a Construção da Arte Contemporânea, com Fernando Rosa Dias e Assunção Melo –
- Este evento já decorreu.
Conversas na Biblioteca – As Vanguardas Artísticas do século XX e a Construção da Arte Contemporânea, com Fernando Rosa Dias e Assunção Melo –
Data: 30 de abril
Hora: Das 20h30 às 21h30 (Açores)
Das 21h30 às 22h30 (Continente)
Local: Página no Facebook Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: Apreciadores de arte e comunidade em geral
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro volta a promover, no próximo dia 30 de abril, pelas 20h30 (hora dos Açores), em direto no Facebook, a iniciativa “Conversas na Biblioteca”, desta feita subordinada ao tema “As Vanguardas Artísticas do século XX e a Construção da Arte Contemporânea”.
Assunção Melo, investigadora, e Fernando Rosa Dias, professor universitário, são os convidados desta sessão na qual se pretende abordar a arte contemporânea, enquadrando-a historicamente e entendendo-a como mudança de paradigma artístico ocorrida no século XX e que veio a marcar o ponto de não retorno da arte.
Ambos ligados à História da Arte, e com obras publicadas, por exemplo, sobre António Dacosta, os intervenientes nesta conversa vão facilitar a compreensão sobre este período artístico.
“Conversas na Biblioteca” é uma atividade que decorrerá ao longo do ano, na qual se pretende trazer à discussão diferentes assuntos que merecedores de reflexão e de desmistificação por especialistas das mais diversas áreas.
Contamos com a sua presença através da página no Facebook https://www.facebook.com/BPARLSR/
Assunção Melo: Diretora do Centro de Conhecimento dos Açores, Direção Regional da Cultura Açores. Assistente convidada na lecionação das disciplinas História da Arte e do Património Construído I e II, do curso de licenciatura de Natureza e Património (UAC).
Doutoranda em História da Arte (Instituto de Investigação e Formação Avançada da UE). Pós-graduada em História da Arte Contemporânea (FCSH – UNL). Licenciada em História da Arte (FCH-UNL).
Entre outros, publicou António Dacosta, a Clarividência da Saudade, 2014, e Angra do Heroísmo Património Mundial – O Processo, 2015
É também autora de diversos estudos, artigos e publicações relacionadas com o património e com a história da arte nos Açores.
Fernando Rosa Dias: Professor Auxiliar da Área de Ciências da Arte e do Património (FBAUL). Investigador Integrado do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), secção Francisco de Holanda.
Doutorado em Ciências da Arte (FBAUL). Mestre em História da Arte Contemporânea (FCSH-UNL). Licenciado em Design de Comunicação pela FBAUL. Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Artes – Artes Performativas e da Imagem em Movimento.
Criou e é coordenador científico geral de Convocarte – revista de Ciências da Arte (FBAUL-CIEBA, desde 2015). Coordenou a investigação do catálogo raisonné digital de António Dacosta (2010-2014). Autor do livro António Dacosta – A Tentação Mítica, Angra do Heroísmo: Direção Regional da Cultura, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2016.
Tem publicado e coordenado trabalhos em torno da Arte Portuguesa Moderna e Contemporânea, as Vanguardas Artísticas, a História e a Teoria da Imagem e a Investigação em Artes.