Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Conferência “O futuro do Voluntariado na Promoção da Literacia e da Cidadania”, com Maria da Graça Castanho

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a conferência “O futuro do Voluntariado na Promoção da Literacia e da Cidadania”, com Maria da Graça Castanho, a 25 de fevereiro, às 11h para as escolas, e a 26 de fevereiro, às 18h, para toda a comunidade, no auditório da Biblioteca.

O voluntariado, como resposta social de natureza altruísta, ao serviço de áreas cruciais para o bem-estar e qualidade de vida das populações, constitui uma prática em expansão, merecendo, por isso, uma atenção redobrada. Quando levado a cabo junto de indivíduos em idade escolar, o exercício do voluntariado exige um quadro formativo especializado sobre o papel que os voluntários deverão desempenhar na promoção da literacia e da cidadania junto das populações que servem. Para além do questionamento crítico em torno da trilogia estabelecida (voluntariado/literacia/cidadania), focar-nos-emos num conjunto de projetos que inspiram à ação, tendo como pano de fundo o Direito Supremo à Felicidade do ser humano.

A participação nesta iniciativa será mediante inscrição prévia, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (inscrições limitadas).

 

Nota Biográfica:

Maria da Graça Borges Castanho

Natural da Maia, S. Miguel, Açores, é docente e investigadora da Universidade dos Açores nas áreas de Metodologia e Didática da Língua Portuguesa, bem como Currículo e Género. No seu percurso conta com os seguintes graus académicos: dois pós-doutoramentos, um pela Harvard University, tendo realizado uma investigação em Moçambique sobre o Ensino do Português às crianças moçambicanas e outro sobre o Ensino do Português como Língua Global, realizado na Lesley University, Cambridge, USA; doutoramento pela Universidade do Minho com uma dissertação sobre O Ensino do Português através do Currículo nas Escolas do 2º Ciclo em Portugal; mestrado, pela Lesley University, com um estudo sobre o Ensino do Português nos EUA; e licenciatura em Português-Inglês, pela Universidade dos Açores.

Nas últimas décadas, tem desenvolvido, no país e no estrangeiro, investigação, projetos de natureza pedagógica, promovido formação contínua para docentes, orientado teses de mestrado e doutoramento, coordenado grupos de trabalho quer na instituição quer a nível internacional, publicado livros e artigos em revistas da especialidade e em jornais locais e da diáspora açoriana.

A par da atividade académica e de investigação, do seu currículo destacam-se períodos de intervenção na comunidade através de missões no estrangeiro, cargos políticos e funções diversas.

Foi Conselheira para o Ensino do Português nos EUA e Bermuda, cargo que exerceu na Embaixada de Portugal em Washington DC; Visiting Scholar na Harvard University; Diretora Regional das Comunidades, do Governo dos Açores; Coordenadora do Plano Nacional de Leitura, a convite do Ministro da Educação David Justino; Vereadora da Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada; Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia da Maia; Vice-Presidente da Casa do Povo da Maia, entre outros.  É presentemente consultora internacional da ACRIDES – Associação de Crianças Desfavorecidas de Cabo Verde e também do Observatório de Cidadania de Cabo Verde, bem como Diretora dos Projetos Felicidade dos Povos: Um Direito Humano, apresentado nas Nações Unidas, em Nova Iorque, em fevereiro de 2020, e Literacias Açores-Cabo Verde, entre outras funções.

Todo o trabalho realizado ao longo dos anos tem sido merecedor de vários prémios e distinções em Portugal, Brasil, dos quais se destaca o Prémio internacional do Global Listening Center, que distinguiu, em 2021 a Professora Graça Castanho como uma das 25 Outstanding Listeners Women in the World 2021.

Detalhes

Início:
25 Fevereiro, 2022
Fim:
26 Fevereiro, 2022
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*