Conferência | “As coleções de fotografias familiares e regionais nos Arquivos e nos Museus”
- Este evento já decorreu.
Conferência | “As coleções de fotografias familiares e regionais nos Arquivos e nos Museus”

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro organiza, no dia 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, às 18h, a conferência “As coleções de fotografias familiares e regionais nos Arquivos e nos Museus”, com Luís Pavão.
Explorar-se-ão, assim, coleções de fotografia regionais existentes nos arquivos e museus, desde espólios de fotógrafos açorianos às coleções familiares à guarda destas instituições.
Serão apresentados exemplos de recuperações realizadas por Arquivos e Bibliotecas portuguesas em coleções de fotografia de família e de estúdios regionais de fotógrafos portugueses do início do século XX. Serão também debatidos os cuidados de conservação prestados a estas coleções.
Nota biográfica- Luís Pavão
Luís Miguel Segurado Pavão Martins, nasceu em Lisboa em 1954. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, IST, Lisboa,1981 e Master of Fine Art on Photography, Museum Studies, pelo Rochester Institute of Technology, 1999. Desde 1991 exerce o cargo de conservador de fotografia, no Arquivo Municipal de Lisboa. Desenvolve atividades letivas no ARCO em Lisboa e no Instituto Politécnico de Tomar, desde 1990 até 2014, leciona disciplinas de processos fotográficos históricos e conservação de fotografia nos programas de licenciatura e mestrado em fotografia desta escola.
Sócio fundador e gerente da empresa Luis Pavão Limitada, desde 1982 é especializada na conservação e digitalização de coleções de fotografia, com responsabilidade técnica cientifica na realização de vários projetos de conservação, descrição e digitalização de coleções de fotografia de várias instituições
Principais Publicações:
Conservação de Colecções de Fotografia, Dinalivro, Lisboa, (1997),
Tabernas de Lisboa, Assírio e Alvim, Lisboa, (1981),
Fotografias de Lisboa à Noite, Assírio e Alvim, Lisboa, (1983),
Lisboa, em vésperas do Terceiro Milénio, Assírio & Alvim, Lisboa, 2002,
Fado Português, EAR BOOKS, Edel Classics, GmbH, 2005.
Evora Urbe Aurea, CM Evora, junho 2019.
Pela fresca sombra das árvores de Lisboa, CML, 2021.