Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Documento do Mês | Batalha da Salga

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Documento do Mês” que, de 1 a 31 de julho, tem como tema a Batalha da Salga.

Os documentos expostos na sala de Arquivo abordarão a vida de Ciprião de Figueiredo e as circunstâncias em que surgiu a sua célebre frase “Antes morrer livres, que em paz sujeitos”, a famosa figura de Brianda Pereira, o papel do quase desconhecido Frei Pedro de Frias e os relatos da Batalha da Salga.

Ocorrendo no dia 25 de julho de 1581, a batalha foi o culminar da resistência da ilha Terceira a Filipe II de Espanha depois do desaparecimento do rei D. Sebastião, a consequente desocupação do trono de Portugal e invasão espanhola do seu território.  Chegados os Castelhanos à Baía da Salga, homens e mulheres mobilizaram-se para defender as suas terras e casas, munindo-se dos utensílios que tinham disponíveis para o confronto. Face a uma derrota que parecia certa, Frei Pedro de Frias teve a ideia de lançar o gado sobre os invasores, cujo efeito surpresa e a desordem causada os fez recuar.

A vitória do povo terceirense é motivo incessante de celebração por relembrar os atos de coragem dos nossos antepassados. Para conhecer melhor os verdadeiros factos sobre a história, faça-nos uma visita.

 

Detalhes

Início:
1 Julho, 2022
Fim:
31 Julho, 2022
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*