Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Cantinho dos Livros | Vamberto Freitas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro destaca, entre os dias 5 e 23 de setembro, a mostra “Cantinho dos Livros”, que nesta edição homenageia a obra de Vamberto Freitas. Esta estará patente na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário da BPARLSR, reunindo as obras principais do escritor terceirense, como a série de volumes “BorderCrossings- Leituras Transatlânticas” e muitas outras.

Visite este “Cantinho” e descubra o património literário da região pelas palavras dos seus autores.

 

Biografia- Vamberto Freitas

 

Vamberto Henriques Ávila Freitas nasceu na ilha Terceira a 27 de fevereiro de 1951.

Depois de ingressar no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, em 1964, emigra pouco depois com a família para os Estados Unidos, fixando-se na cidade de Porterville, na Califórnia. Completa o ensino secundário em Los Angeles, mais tarde licenciou-se em Estudos Latino-Americanos pela California State University, em 1974. Prosseguiu estudos na mesma universidade, seguindo a pós-graduação em Literatura Americana e Literatura Comparada.

Entre 1979 e 1991, torna-se correspondente estrangeiro e colaborador do suplemento literário do jornal Diário de Notícias. Em 1991, de regresso à região, fixa-se na ilha de São Miguel. Torna-se leitor de Língua Inglesa na Universidade dos Açores, onde mais tarde seria docente, e inicia o seu percurso como crítico literário, demonstrando um interesse especial pela literatura açoriana e de emigração portuguesa, assim como pela geração emergente de escritores luso-descendentes no final do século XX.

Além-fronteiras, colaborou no suplemento Cultura do Diário Catarinense e na revista Cartaz: Cultura e Arte, no estado brasileiro de Santa Catarina, e no Jornal de Letras, no Rio de Janeiro. Em 1995, fundou o Suplemento Açoriano de Cultura (SAC), do Correio dos Açores, que coordenaria até à sua extinção em 2001; e de 2003 a 2006, coordenou o Suplemento Atlântico de Artes e Letras (SAAL), da revista Saber Açores. Faz parte do Conselho Consultivo da Gávea-Brown: A Bilingual Journal of Portuguese-American Letters and Studies, da Comissão Editorial do Boletim do Núcleo Cultural da Horta e do Interdisciplinary Journal of Portuguese Diaspora Studies.

É autor das obras “Jornal da Emigração. A L(USA)lândia Reinventada” (1990), “Pátria ao Longe” (1992), “O Imaginário dos Escritores Açorianos” (1992), “Para Cada Amanhã. Jornal de Emigrante” (1993), “A América entre a Realidade e a Ficção” (1994), “Mar Cavado: da Literatura Açoriana e Outras Narrativas” (1998), “A Ilha em Frente: Textos do Cerco e da Fuga” (1999), “Imaginários Luso-Americanos e Açorianos: do outro lado do espelho” (2010).  Também escreve a coluna de crítica literária “BorderCrossings- Leituras Transatlânticas” no jornal Açoriano Oriental, que originou a série de volumes homónimos publicada entre 2014 e 2021, e a coluna “Nas Duas Margens” no jornal Portuguese Times, de New Bedford, EUA.

Detalhes

Início:
5 Setembro, 2022
Fim:
23 Setembro, 2022
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*