Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Concerto | Clássicos da Música Portuguesa: Voz e Piano

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um concerto de Clássicos da Música Portuguesa: Voz e Piano com Fábio Ourique e Antonella Barletta, no dia 19 de novembro às 20h30.

A dupla interpretará, no auditório da BPARLSR, um repertório composto por músicas de autores reconhecidos no panorama musical e artístico nacional. Serão apresentados temas como “Lisboa Menina e Moça”, “Valsa das Paixões” e muitos outros. Junte-se a nós neste serão de partilha musical.

 

Notas Biográficas

Antonella Barletta é natural de Bari (Itália). Frequentou o “Conservatório Niccoló Piccinni” daquela cidade, onde se diplomou em piano em 1996 na classe da professora Annamaria Sallustio.

De 1998 a 1999 frequentou a” Accademia Pescarese” aperfeiçoando-se com o Maestro Paolo Bordoni considerado um dos maiores intérpretes de Schubert do panorama internacional. No mesmo ano frequentou o curso de especialização em Música da Câmara no “Conservatório N. Piccinni”, sob direção do violoncelista diretor da orquestra Vito Paternoster. Desde sempre afincou ao estudo da música clássica o Jazz, frequentando em 1996 o curso superior no Conservatório “N. Piccinni” e estudando com o pianista Davide Santorsola (vencedor do primeiro prémio na International Piano Competition, Ibla Grand Prize, Section G. Gershwin Award-1996).

Desde 2010 é pianista residente da “Orquestra Angra Jazz” dirigida pelo saxofonista português Pedro Moreira e pelo trombonista dinamarquês, Claus Nymark.

Em 2013 fundou o Wave Jazz Ensemble, um grupo de música jazz que junta aos standard, a execução de originais e músicas tradicionais açorianas em estilo jazzístico.

Em 2015 participou, na qualidade de pianista, na missa de cena “Donna di porto Pin” do escritor italiano Antonio Tabucchi. O espetáculo organizado pelo realizador e ator português Fernando Mora Ramos com a companhia de Teatro da Rainha e com músicas do compositor Carlos Alberto Augusto, foi representado na ilha Graciosa e nasceu de uma ideia do cenógrafo italiano Franco Ceraolo que então o organizou.

Desde 2009 ensina no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, Arquipélago dos Açores, Portugal. Em 2016 recebeu o grau de mestre em Música (performance), ramo jazz, na “Escola Superior de Musica de Lisboa” onde estudou com o pianista português João Paulo Esteves da Silva.

Fábio Ourique é natural da Terceira, freguesia de São Mateus. Em agosto 2008 (com 16 anos) canta pela primeira vez em público, numa noite de fado na freguesia da Fonte do Bastardo. Nesta noite de estreia foi acompanhado pelo tio-avô João Esconena (Guitarra Portuguesa) e pelo seu primo Tiago Lima (Viola de Fado). Alem de fadista, Fábio Ourique é cantador ao improviso. Tem vários trabalhos escritos para o Carnaval, fados e comédias. Para além da ilha Terceira e as outras ilhas do arquipélago, ele atuou no Canadá, nos EUA na costa Leste e Califórnia, Bermudas e Cabo Verde. A 24 de abril de 2015 lançou o seu primeiro trabalho discográfico intitulado “Mar”. O seu segundo trabalho, “Taberna” em parceria com o primo e sócio Tiago Lima, foi lançado em abril 2019. É um dos sócios da Taberna do Fado, única casa de Fado na ilha Terceira, que abriu em novembro de 2017.

Detalhes

Data:
19 Novembro, 2022
Hora:
20:30 - 21:30
Categorias de Evento:
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*