Ela acordou durante a noite. Que música era aquela? Que coisas selvagens e estranhas existiam ali? Sylvia, corajosa e rebelde, muda-se da cidade de Newcastle para a agreste Northumberland.
Sente-se uma estranha naquela paisagem imensa, silenciosa, aparentemente vazia, mas depois encontra Gabriel, um rapaz desconhecido mas que lhe parece muito familiar.
Enquanto percorrem juntos as florestas e as zonas montanhosas, Sylvia vê a natureza com novos olhos. Toma consciência de que o passado se encontra a toda a sua volta e profundamente enraizado no seu interior. Da asa de um milhafre morto, a dupla cria um osso oco, tipo de flauta que era usado em rituais, no passado distante.
Sozinha, e no decorrer de uma noite mágica, Sylvia descobre o seu eu antigo e reencontra-se com o mundo pré-histórico. Volta ao estado primitivo, transformada numa versão mais intensa de si própria.
Regressa à cidade pronta para enfrentar as oportunidades e os desafios do mundo moderno. Este é um romance fascinante que explora a ligação entre o nosso passado antigo e as lutas contemporâneas, e o poder da natureza para nos renovar e incentivar.