Apresentação do livro | Memórias – O percurso variado e empenhado de um professor
- Este evento já decorreu.
Apresentação do livro | Memórias – O percurso variado e empenhado de um professor
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no próximo dia 13 de setembro, pelas 18h00, no auditório da Biblioteca, promove a apresentação do livro 1º Volume de Memórias – O percurso variado e empenhado de um professor, de António Neves Leal.
“É através de uma dispersa geografia de vários espaços: Açores, Portugal, França e de diferentes cronologias, que se desenvolve a escrita deste 1º Volume de ” Memórias–O percurso variado e empenhado de um professor.
Ao longo das suas duzentas e oitenta e seis páginas, é feita uma descrição cronológica de vivências do biografado, desde o seu nascimento até ao Sismo dos Açores de 1 de janeiro de 1980. Nos primeiros capítulos, aborda-se, com especial enfoque, como era praticado o ensino nas escolas de todos os níveis, por onde o autor passou como estudante e, mais tarde, como professor em Portugal e em França. Um caso único, como certo dia, salientou um Secretário Regional da Educação e Cultura, no lançamento de uma outra obra do autor.
Para além das radiografias escolares, o livro dá uma vasta panorâmica social, saborosa, condimentada com rituais e momentos pitorescos da cidade de Angra, Lisboa, e da Terceira, nos anos cinquenta e sessenta do século XX. Neste contexto, a Vila de S. Sebastião assume relevo particular, com a evocação de pessoas e ocorrências especiais para a história do antigo concelho terceirense. Os capítulos da primeira parte do livro são dos mais cativantes para os leitores.
A dupla condição de aluno e professor reflete-se na obra, através da diversidade de pontos de vista e na estilística da prosa. Os problemas e as situações são analisados de forma construtiva, isenta, por vezes eivados de alguma crítica e indignação, mas a que não faltam momentos de humor e boa disposição”.
O painel de apresentação é composto pelo autor do livro e pelos professores: Doutor António Félix Rodrigues, Dra. Manuela Rego, Dr. Paulo Gonçalves e pela psicóloga Dra. Joana Leal.
Nota Biográfica
António Neves Leal é natural da Vila de São Sebastião tendo-se licenciado, em 1970, em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras de Lisboa, onde mais tarde concluiu o curso de Ciências Pedagógicas.
No ano de 1974, em França, frequentou cursos de pós-graduação destinados a professoras bolseiros do Estado Francês, no Centro de Estudos Franceses de La Rochele, da Universidade de Poitiers, e também em 1979, na Sorbonne Nouvelle, em Paris, onde fez ainda um estágio pedagógico de 10 meses.
Entre 1975 e 1979, foi professor do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye e o primeiro diretor da secção portuguesa.
Ensinou em várias escolas em Lisboa e no Barreiro. Licenciou dois anos no CIFOP na Universidade dos Açores.
Foi fundador e seu ilustre diretor do jornal “Direto”, no meio conhecido como o jornal “sem medo”, de 1982 a 1986. Tem colaborado na revista “Atlântida” do Instituto Açoriano de Cultura, em jornais açorianos, madeirenses, continentais e das comunidades portuguesas.
Proferiu conferências de carácter histórico-cultural no nosso país, mas também em França e no Canadá, quatro delas inseridas no quinzenário “Jornal da Praia” e referidas no livro “Memórias…”.
Foi delegado de grupo e formador no antigo liceu, com especial destaque na Escola do Magistério Primário e Educadores de Angra, na qual ministrou, durante 10 anos, as disciplinas de Português e de Literatura para a Infância.
Participou na década de 80, em encontros nacionais da Fundação Calouste Gulbenkian.
Pertenceu a associações culturais e políticas de Portugal e França.
Escreveu notas de leitura e críticas editoriais de vários livros, publicadas em jornais dos Açores e da Madeira.
Foi primeiro estudioso a interessar-se pelo espólio do Pe. Tomás de Borba, professor do Conservatório Nacional.
Em três dos livros editados, a poesia, a música, e o amor aos Açores e a Portugal surgem como denominador comum.