Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Belas Artes versus Artes Decorativas

No contexto da Criativa’23, a Biblioteca recebe no dia 15 de novembro, às 18h00, uma conferência com Assunção Melo e Pedro Parreira, com a temática “Belas Artes versus Artes Decorativas”.

Num mundo em que cada vez mais se tentam esbater os conceitos de Belas Artes e de Artes Decorativas, importa refletir sobre a necessidade, ou não, dessa distinção e dessa hierarquia na dicotomia existente entre artes maiores e artes menores.

Na arqueologia também não será incomum encontrar referências a artes decorativas quando são tratadas faianças portuguesas ou porcelanas orientais, por exemplo, porquanto são peças que assumem, simultaneamente, um valor estético e artístico, sem descurar a sua importância como fósseis diretores de um estudo arqueológico aprofundado, referente à herança cultural dos nossos antepassados.

Através de uma abordagem metodológica baseada nas ciências históricas, arqueológicas e artísticas procurar-se-á refletir sobre esse e outros temas, dando um passo para lá de uma dicotomia entre as belas artes e as artes decorativas, assumindo-se, desde logo, que todo esse património é simbiótico e complementar ao estudo e à valorização da Cultura e da Humanidade.

 

 

Assunção Melo

Nota Biografia

Assunção Melo: Doutorada em História da Arte pelo Centro de Formação Avançada da Universidade de Évora, Pós-Graduada em História da Arte Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Licenciada em História da Arte pela mesma faculdade, membro do CHAM. Assistente Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, lecionando no Pólo de Angra do Heroísmo a disciplina de História da Arte e do Património Construído I e II, do curso de licenciatura de Natureza e Património. Autora de cinco livros e mais de trinta artigos relacionados com a História da Arte e com o Património dos Açores, autora de palestras e conferencias relacionadas com a sua área académica. É gestora da coleção de Uniformes Militares e Acessórios do Museu de Angra do Heroísmo.

 

Pedro Parreira

Nota biográfica: 

Pedro Parreira é arqueólogo, exercendo funções no setor público há cerca de uma década. Formado em arqueologia e história, pela Universidade de Coimbra, conta com colaborações em mais de uma centena de artigos científicos, de divulgação e obras de sensibilização patrimonial, publicadas em várias línguas. Foi Coordenador do Centro do Património Móvel, Imaterial e Arqueológico entre 2021 e 2023, integrando também as equipas responsáveis pela distinção de Best Practices of Underwater Cultural Heritage, atribuída aos Açores pela UNESCO, em 2019, e da Marca do Património Europeu, atribuída ao património cultural subaquático da Região, em 2020, pela Comissão Europeia.

 

 

 

 

 

Detalhes

Data:
15 Novembro, 2023
Hora:
18:00 - 19:00
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*