Casa Fernando Pessoa
- Este evento já decorreu.
Casa Fernando Pessoa
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da Livrelinha’23, 2.ª edição da Semana do Livro, em colaboração com a Casa Fernando Pessoa, promove a dinamização de duas sessões cujo intuito é aprofundar a obra pessoana.
A primeira sessão intitulada “O que é ser português?”, tem como objetivo abordar a questão da identidade nacional a partir das perspetivas mítica, simbólica e poética de Pessoa. Pretende-se com esta iniciativa ajudar os alunos a superar dificuldades no estudo da obra “Mensagem”. A atividade realizar-se-á no dia 21 de abril, entre as 09h30 e as 10h30.
No dia 23 de abril, a segunda sessão intitulada “Uma abordagem à Biblioteca de Fernando Pessoa”, dirige-se ao público em geral e decorre pelas 15h00. Na Biblioteca de Pessoa encontra-se praticamente tudo o que foi escrito pelo escritor, bem como os livros do poeta traduzidos em mais de 30 línguas.
Ambas as sessões contam com a presença de Andreia Almeida.
Sobre a Casa Fernando Pessoa
A missão da Casa Fernando Pessoa é partilhar e gerar conhecimento sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, e promover a reflexão e o debate sobre o poder da literatura e os efeitos transformadores da leitura. É uma casa aberta à comunidade e à colaboração com parceiros. Trabalha todos os níveis de ensino – do pré-escolar ao superior – e procura aproximar a literatura e a poesia dos vários públicos. Os livros que pertenceram a Fernando Pessoa, permitem-nos conhecer o universo criativo do escritor, revelando o seu lado leitor.
O espólio documental Fernando Pessoa foi classificado Tesouro Nacional.
Nota Biográfica
Andreia Almeida
Nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha. Formada em Línguas e Literaturas Clássicas, com especialização em Museologia e Património, e mestre em Arqueologia pela FLUL, completou o ciclo curricular do doutoramento em História na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
Ao longo de mais de 10 anos, desenvolveu trabalho como arqueóloga e investigadora em instituições nacionais e estrangeiras e como docente de Português, História e Cultura do ensino secundário e profissional.
Em 2011, iniciou atividade como técnica de Serviço Educativo em contexto de museu e integra a equipa de Mediação Cultural da Casa Fernando Pessoa desde 2020.