CATÁSTROFES NATURAIS | Documento do mês de novembro
- Este evento já decorreu.
CATÁSTROFES NATURAIS | Documento do mês de novembro
No mês de novembro apresentamos o livro n.º 4 de registo de óbitos, de Santa Cruz da Praia da Vitória, fls. 211-212, existente no Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, onde consta o resumo do maremoto que aconteceu na ilha Terceira aquando do terramoto do dia 1 novembro de 1775, ocorrido em Lisboa.
O terramoto foi seguido de um maremoto e de múltiplos incêndios, tendo feito seguramente mais de 10 mil mortos. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.
Francisco Ferreira Drumond nos Anais da Ilha Terceira, descreve que: “No 1.º de novembro deste anno fatal, das 9 para as 10 horas da manhã aconteceu a quasi total ruina da famosa cidade de Lisboa, procedida de um horroroso terremoto, que demolio a maior parte de seus edifícios, padecendo os templos mais sumptuosos, e palacios magníficos…”
Em contextualização, apresenta-se uma resenha dos principais acontecimentos catastróficos sucedidos na ilha Terceira: queda da Praia da Vitória, cheias na Agualva e Porto Judeu e terramoto de 1980.
As catástrofes naturais fazem parte da dimensão trágica da história da civilização humana.
Durante muito tempo, as causas das catástrofes limitaram-se a ser exclusivamente fenómenos de origem natural (sismos, erupção de vulcões, furacões, cheias), mas a intervenção humana e a evolução tecnológica provocaram o aumento da frequência de acontecimentos catastróficos súbitos e não planeados.
Venha visitar o nosso espaço e fique a conhecer alguma documentação que possuímos sobre este tema.