Conversa | Dia Internacional da Mulher
- Este evento já decorreu.
Conversa | Dia Internacional da Mulher
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, associa-se às comemorações desta efeméride com a promoção de uma Conversa entre Raquel Costa, da UMAR Açores – Delegação da Terceira, abordando a temática A Mulher e o Século XXI, e Ana Brum, da companhia de teatro Cães do Mar, com a proposta de reflexão O desafio de uma educação feminista.
A Conversa entre Raquel Costa e Ana Brum ocorrerá pelas 18h00, no auditório da Biblioteca. Após o debate será exibido o filme “Novíssimas Cartas Portuguesas”, da produtora e coautora do documentário Irina Pampim Silva.
Muitas foram as Mulheres que delegaram às futuras gerações um testemunho de empenho na construção de processos sociais inclusivos e são vários os exemplos nesta longa jornada: Claire Lacombe, que em 1793 propôs medidas de reforma social à Câmara de Paris, defendendo melhores condições para as reclusas ou medidas de reabilitação das prostitutas; Olympe de Gouges, com a redação dos Direitos e da Mulher Cidadã; as portuguesas Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, com a publicação de Novas Cartas Portuguesas, em 1998; Natália Correia e Maria Ramos, entre tantas outras, que de um modo direto ou indireto contribuíram para a realização de uma cultura, política ou ciência feita no feminino. Todas estas Mulheres contam uma história e apelam a uma maior visibilidade do papel da mulher na esfera pública.
Participe e celebre com a Biblioteca o Dia de todas as Mulheres!
Notas Biográficas
Ana Brum nasceu em Angra do Heroísmo em 1977, é licenciada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa e tem desenvolvido a sua atividade enquanto designer de cena e encenadora um pouco por todo o país.
Participou como cenógrafa, figurinista e aderecista em espetáculos encenados, entre outros, por José Peixoto, Steve Jonhston, Juvenal Garcês, Graeme Pulleyn, Filipe Crawford, Ana Tamen, Hugo Sovelas, Mario Gonzalez, Nuno Pino Custódio, Peter Cann e Helen Rudge.
Fez o bacharelato em Realização Plástica do Espetáculo pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa em 1999 e a Licenciatura em Design de Cena, pela mesma instituição em 2006.
Fez formação com Andrezj Kowalski, Mercedes Laso, Jean-Guy Lecat e Neville Tranter em design de cena e formas animadas, clown com Giovanni Fusetti, Iniciação à Máscara com Sofia Cabrita, e Mediação Cultural com Sofia Cabrita e Margarida Mestre.
Atualmente desempenha as funções de direção artística na companhia Cães do Mar, de que é fundadora, onde encenou Os amores encardidos de Padi e Balbina – uma dúbia estória do Revenge, Rimance de Mateus e a Baleia, Três histórias sobre um rei no exílio, Ilólogos e A Balada de Portuguese Joe. Fez a direção artística e dramaturgia para o espetáculo de dança inBOX, também da Cães do Mar.
Raquel Azevedo Silva Cardoso Costa, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 2016. Psicóloga e Técnica de Apoio à Vítima na UMAR Açores – Delegação da ilha Terceira desde 2019.