Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Diálogos contra a maré | Neurociências e Espiritualidade

Numa parceria entre a Biblioteca Pública e o Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e o Seminário Episcopal de Angra, nasceu o espaço de debate Diálogos contra a maré. Promovemos assim o encontro entre a fé e a razão, criando sinergias de escuta, partilha e diálogo, desinstalando preconceitos entre as várias dimensões de interpretação do sentido da existência.

 

O primeiro encontro, será no auditório da Biblioteca, no dia 9 de maio pelas 20h00 dos Açores, com a presença dos Doutores Luís Cabral, médico, José Júlio Rocha, sacerdote, Vigário Episcopal para o Clero e Formação e, online, Nuno Lobo Antunes, distinto neuropediatra, para debater questões incontornáveis do nosso tempo:

Que provocações apresenta a IA às neurociências e à fé? Serão obsoletos os conceitos de livre-arbítrio, consciência, espírito? Será possível localizar e quantificar, no cérebro, a liberdade, a justiça ou a fé, ou tudo se reduz a uma dimensão puramente biológica? Será o ser humano um híbrido, nesta mudança de época?

 

Notas biográficas

Luís Mendes Cabral, nascido em 1979, em São Miguel, Açores. Terceirense há 12 anos.

Médico especialista em anestesiologia, com competência em emergência médica e mestrado em medicina hiperbárica e subaquática.

 

Dedicou a sua vida profissional à emergência médica extra-hospitalar, tendo exercido funções no INEM e no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, onde é atualmente médico regulador, formador e responsável clínico.

 

Foi Secretário Regional da Saúde do XI Governo Regional dos Açores, entre 2012 e 2016.

Nos tempos livres exerce anestesiologia, no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira e em 5 das 9 ilhas dos Açores. É também elemento da unidade de evacuações aéreas do HSEIT, nas evacuações inter-ilhas e da região para o continente ou Madeira.

 

É casado com a Mariana há 17 anos e tem dois filhos, o Francisco e a Matilde.

 

É católico praticante e membro do Opus Dei.

 

José Júlio Mendes Rocha

Natural da Praia da Vitória, Ilha Terceira (1968), estudou no Seminário de Angra onde foi ordenado sacerdote em 1992. Posteriormente, completou os seus estudos na Accademia Alfonsiana, em Roma, tendo completado o doutoramento em Teologia Moral em 2004, com a tese: “O Teatro da Consciência. Uma leitura teológico-moral da obra de Raul Brandão”.

Já foi Pároco em Santa Luzia, São Mateus, Posto Santo, São Pedro, Porto Martins e Fonte do Bastardo. Foi Capelão do Hospital de Angra do Heroísmo e da Santa Casa da Misericórdia da mesma cidade. É professor no Seminário de Angra desde 1994, onde ensina Teologia Moral e Doutrina Social da Igreja. Membro da Comissão de Ética do Hospital de Angra desde 1995.

É assistente da Comissão Diocesana Justiça e Paz e do Movimento da Mensagem de Fátima. Membro da Associação Teológica Ibérica para o Estudo da Moral.

É Vigário Episcopal para o Clero e Formação.

 

Nuno Lobo Antunes

Nuno Lobo Antunes, nascido a 10 de maio de 1954, é Neuropediatra licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa.

Fez parte do seu treino nos EUA na Universidade de Columbia e Cornnell, tendo sido Professor Assistente de Pediatria e Neurologia nesta última.

Desenvolveu atividade de investigação com António Damásio, e no Memorial Sloan -Kettering Cancer Center em Nova Iorque.

Foi Diretor Clínico do CADIn durante 10 anos, e é atualmente diretor do Centro de Desenvolvimento PIN-Progresso Infantil, de que é fundador.

Tem dedicado os últimos anos à intervenção nas áreas do desenvolvimento e comportamento das crianças e adolescentes, a respeito das quais publicou os livros “Mal-Entendidos” e “Mais Forte do que Eu”, este último em colaboração com a Profª Ana Rodrigues e no final de 2018 lançou o livro “Sentidos” em colaboração com a sua equipa clínica do PIN. É ainda colaborador do Canal do Dr. Drauzio Varela.

Noutras áreas foi presidente do conselho de administração da fundação make-a-wish, e autor dos best-sellers “Sinto Muito”, “Vida em Mim” e em “Em nome do Pai” e recentemente, no final de 2018, lançou juntamente com a sua equipa clínica, o Livro “Sentidos”.

Foram-lhe atribuídos os prémios Pfizer jovem investigador e profissional do ano pela organização “Rotários”.

Foi conferencista em numerosas ocasiões em Portugal e no Estrangeiro.

Detalhes

Data:
9 Maio
Hora:
20:00 - 21:00
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*