Diálogos contra a maré | O fenómeno Woke: justiça social ou paranóia?

- Este evento já decorreu.
Diálogos contra a maré | O fenómeno Woke: justiça social ou paranóia?

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e o Seminário de Angra do Heroísmo promovem o 5.º encontro Diálogos contra a maré, no próximo dia 14 de outubro, pelas 20h00, no auditório da Biblioteca. A conversa abordará o tema O fenómeno Woke: justiça social ou paranóia?, e contará com os convidados Avelino Santos, Carlos Correia, Filipe Fernandes, Júlio Rocha e Paulo Ribeiro.
A palavra advém do verbo “wake”, e significa estar desperto, consciente, mas que é certo evoluiu e passou a significar conteúdos mais abrangentes. Embora nascido no interior do ativismo antirracista dos anos sessenta nos Estados Unidos da América, passou de um movimento de conscientização da questão da raça para outras causas sociais, como o feminismo, o movimento LGBT, a ideologia de género, entre outras. Atualmente, é campo de discussão e de problematização de várias questões.
Será saudável, partir do preconceito para a aniquilação do diferente como protagonizam os radicais de direita e esquerda? Nesta edição de «Diálogos contra a maré» promovemos sem filtros e a partir das perspetivas da fé e da razão, uma reflexão e abordagem críticas capazes de abrir a porta a uma coexistência mais inclusiva e humanista das diferenças.