Encontro com a Escritora | Paula Lima
- Este evento já decorreu.
Encontro com a Escritora | Paula Lima
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com a Escritora”, no 21 de outubro às 20h00. Nesta edição, a convidada é Paula Lima, autora de obras como “Os Últimos Dias de Pôncio Pilatos” (2011), “O Outro Lado do Mundo” (Prémio Daniel de Sá 2016) e “O Paraíso” (2017).
“Encontro com o(a) Escritor(a)” é um projeto que a BPARLSR tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos e que permite aproximar diversos autores nacionais ao público leitor, num momento descontraído de partilha de experiências e conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso pessoal e profissional.
O encontro está integrado na semana de atividades e artes “Criativa ’22”, a decorrer entre os dias 18 e 22 de outubro.
Nota Biográfica- Paula Lima
Paula de Sousa Lima nasceu em Lisboa, filha de pais açorianos, e vive nos Açores desde os seis anos, com uma passagem por Moçambique.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Literatura Portuguesa. Professora do Ensino Secundário, também exerceu funções de docente no Ensino Superior durante mais de uma década. No âmbito da investigação académica, publicou artigos sobre literatura, língua e didática em revistas das especialidades.
Mantém, desde há vários anos, uma colaboração assídua e regular em jornais, com crónicas e artigos sobre literatura e língua. Assina, há alguns anos, no Açoriano Oriental, uma coluna quinzenal de crónicas, subordinada ao título “Penso, logo escrevo”.
Integra Comissão Coordenadora do Plano Regional de Leitura desde 2011.
É coautora de uma obra de gramática (Explicações de Português), publicada pela ASA. No âmbito da atividade literária, conta com a publicação de contos, romances, poesia e crónica. Na área do conto, tem cerca de duas dezenas de publicações, em jornais e nas revistas NEO, Insulana, Transeatlântico e Grotta, está representada em coletâneas e é autora de O outro lado do mundo (Prémio Daniel de Sá 2016) e Pretérito quase perfeito e outros contos (Companhia das Ilhas). Na área do romance, tem sete publicações: Crónica dos senhores do Lenho (Macaronésia), Variações em dor maior (Seara Verde), Tempo adiado (ASA, LeYa), Os últimos dias de Pôncio Pilatos (Casa das Letras, LeYa), Mas Deus não dá licença que partamos (Letras Lavadas) e O Paraíso (Finalista Prémio LeYa, Casa das Letras, LeYa) e Os Velhos (Letras Lavadas). Na área da poesia, estão publicadas as obras Quando eu mover a sombra das montanhas (Letras Lavadas) e, em coautoria com Leonardo Sousa, Correspondência. No âmbito da crónica, foi publicado o livro Penso, logo escrevo (Letras Lavadas), conjunto de textos publicados no Açoriano Oriental.