Encontro com os Escritores| Daniel Gonçalves e Pedro Maia
- Este evento já decorreu.
Encontro com os Escritores| Daniel Gonçalves e Pedro Maia
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro recebe a 22 de abril de 2023, pelas 19h30, no âmbito da Livrelinha’23, 2.ª edição da Semana do Livro, os escritores Daniel Gonçalves e Pedro Almeida Maia. A conversa entre os escritores abordará o impacto que a leitura tem, ou não, na prática dos consumos culturais dos portugueses.
O último estudo referente às práticas culturais dos portugueses, realizado pelo instituto de Ciências Sociais com a Fundação Calouste Gulbenkian, refere que “apenas 27% leram entre um e cinco livros” e que “61% dos portugueses não leram qualquer livro impresso”. Esta realidade está fortemente associada à educação, uma vez que muitos portugueses não se recordam de os pais os terem levado a uma livraria ou de lhes terem oferecido algum livro, enquanto jovens.
Os dados sobre os hábitos de leitura dos portugueses são bastante preocupantes, afirma o investigador José Machado Pais: “Sabemos que existe uma correlação forte entre a leitura de livros e os restantes consumos culturais”.
Nota Biográfica
Daniel Gonçalves
Nasceu em Zurique, Suíça, em abril de 1975. Cresceu em Santo Tirso, formou-se em Braga, vive na ilha de Santa Maria, nos Açores, desde 1999. Sente-se esta árvore anfíbia, com raízes helvéticas, tronco tirsense, ramos minhotos e copa atlântica, frutos de granito e alga. O seu maior feito lírico e natural é ser pai da Margarida, da Catarina e da Maria Inês.
Pedro Almeida Maia
Pedro Almeida Maia é um psicólogo organizacional e autor português, nascido na cidade de Ponta Delgada (1979). O seu sexto livro “A Escrava Açoriana”, vem suceder a “Ilha-América” (2020), agraciado pela crítica como “mais um grande romance a enriquecer a literatura açoriana” (Santos Narciso, Atlântico Expresso) ou um “romance fundamental do nosso cânone, da nossa História” (Vamberto Freitas, Açoriano Oriental).
Venceu os prémios literários Letras em Movimento (2010) e Discover Azores (2014), foi selecionado para a Mostra LabJovem (2014) e para a Antologia de Contos do Centro de Estudos Mário Cláudio (2018), e três dos seus livros estão no Plano Regional de Leitura dos Açores.
O jornal Correio dos Açores elegeu-o como Escritor do Ano 2014, além de considerado “uma respeitável voz da nova literatura destas ilhas” (Onésimo Teotónio Almeida, Diário de Notícias), “junto dos melhores escritores portugueses contemporâneos” (Telmo R. Nunes, Portuguese Times) e “no centro deste furacão literário que certamente marcará a literatura açoriana do século XXI” (Miguel Real, Jornal de Letras).»