Introdução à Exposição Virtual “Pedro da Silveira: da casca ao cerne”
- Este evento já decorreu.
Introdução à Exposição Virtual “Pedro da Silveira: da casca ao cerne”

No ano em que se celebra o centenário do nascimento de Pedro da Silveira, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro presta uma homenagem ao escritor através da exposição “Pedro da Silveira: da casca ao cerne” e de um vasto leque de iniciativas que transparecem o seu carácter multifacetado.
Pedro da Silveira é, indubitavelmente, uma das figuras mais fascinantes da cultura açoriana, destacando-se como crítico literário, historiador, investigador, poeta e tradutor. Deixa, para sempre, a sua marca na história da literatura da região, somando uma miríade de publicações em livros, jornais, revistas ou folhetos.
Permanece na memória coletiva a sua influência crítica, a convivência com os intelectuais do seu tempo, e a busca pela identidade dos açorianos, presente no seu livro Poemas Ausentes (1999) e nomeadamente no «Soneto de identidade» onde aponta as matrizes desta formação, influenciadoras do «ilhéu da casca até ao cerne». É através desta inquietude sobre a vivência insular que nascem algumas suas obras mais aclamadas, como A Ilha e o Mundo (1952) ou Fui ao mar buscar laranjas (1999).
A exposição virtual, assim como a física, que agora se encontram patentes ao público na nossa instituição, pretendem dar continuidade à celebração do trabalho e vida de Pedro da Silveira, da sua contribuição para o conhecimento regional, sem esquecer o constante desafio que o seu legado impõe aos seus leitores: «um tanto duro como / Pedro é pedra; picante agudo assomo / de silva dos silvedos»