Lançamento do livro – “Entre a Vida e a Memória: histórias de um Hospital”
- Este evento já decorreu.
Lançamento do livro – “Entre a Vida e a Memória: histórias de um Hospital”
Data: 20 de agosto
Hora: 21h00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: Público em geral
Dignificar a memória e humanizar a ruína do antigo Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo é o que pretendem Filipe Fernandes e António Araújo, autores do livro “Entre a Vida e a Memória: histórias de um Hospital”.
A obra será lançada no próximo dia 20 de agosto, pelas 21h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, com a presença de público limitada e sob inscrição.
Em quase 51 anos de funcionamento, muitas foram as histórias, memórias e vivências que o edifício testemunhou, sendo que 43 delas se encontram resumidas num livro que une a fotografia aos depoimentos de quem ali viveu alguns momentos marcantes da sua vida.
Neste sentido o lançamento contará com a presença de Luísa Ribeiro, Joel Neto e Andreia Fernandes, que contribuíram para a obra com o seu testemunho e que se propõem a partilhar a sua experiência na participação neste projeto. Para além destas, a iniciativa conta também com a apresentação dos autores e da diretora da Biblioteca, Cláudia Cardoso.
O livro “Entre a vida e a memória: histórias de um hospital” é um dos produtos de um projeto com o mesmo nome, da autoria de Filipe Fernandes, psicólogo clínico, e de António Araújo, designer de comunicação. Aliado a este evento está também prevista, para outubro, a realização de uma exposição de fotografias selecionadas pelos autores, e que estará patente na Biblioteca.
Garanta a sua presença nesta iniciativa, enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (limitado a 20 pessoas).
O lançamento será também transmitido em direto da página no Facebook da Biblioteca em www.facebook.com/BPARLSR
Filipe Fernandes é um terceirense nascido em Coimbra, há 38 anos, que continua seduzido pelos Açores, desde 2005. É Psicólogo, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, formador e palestrante. Como a sua vida não se resume à Psicologia, um dos seus interesses é a paixão pela estética, pela(s) história(s) e pela beleza dos lugares abandonados, que se assumem como protagonistas deste livro.
António Araújo, descobre os Açores e as suas gentes, em 1991, percebeu logo nesse momento que era aqui a sua “casa”. Fascinado desde sempre pelo o mundo das imagens, quer seja através do desenho, fotografia, design ou vídeo, formou-se em design de comunicação e foi também professor durante 11 anos. A participação neste livro, permitiu juntar dois aspetos importantes na sua vida, contar histórias através da fotografia.