Mesa-redonda – Comemoração do Dia Internacional do Jornalista
- Este evento já decorreu.
Mesa-redonda – Comemoração do Dia Internacional do Jornalista
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no dia 11 de setembro, pelas 18h00, no auditório da Biblioteca, uma Mesa-Redonda, no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Jornalista, assinalado a 8 de setembro.
O jornalismo, por definição, é a atividade profissional que implica uma metodologia rigorosa em todos os processos que envolvem a pesquisa e a produção de conteúdos. A comunicação da informação deve refletir um trabalho crítico, desde a seleção de fontes credíveis, à organização, classificação e comunicação da informação.
Na atualidade a popularização das redes sociais com um fluxo ininterrupto de informações e desinformações dificulta a tarefa e a missão dos jornalistas. Captar a atenção do público tornou-se uma tarefa exigente, pois são muitos os utilizadores conectados em rede e que ao mesmo tempo, têm acesso a um fluxo de informações e desinformações que partilham de modo acrítico e especulativo.
A Biblioteca, através da sua secção de Periódicos, convidou profissionais na área do jornalismo para debaterem estes e outros desafios, bem como, para partilharem as suas experiências pessoais.
O painel é constituído pelos jornalistas Armando Mendes, jornalista da RTP-Açores e do Diário Insular, Diogo Teixeira Pereira, jornalista da SIC, Luciano Barcelos, chefe da delegação da Terceira da RTP-Açores, e Marta Silva, jornalista da RTP-Açores, a conversa será moderada por Tatiana Ourique, técnica superior da Direção Regional da Cultura.
Notas Biográficas
Armando Mendes
Jornalista da RTP-Açores e do Diário Insular.
Doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais.
Autor, entre outras obras, de “os Açores e a projeção de Força nos Cenários Pós-Guerra Fria” (2006) e “Entre o Carro de Bois e o Avião – uma pequena comunidade no centro de uma rivalidade global” (2020).
Coordenador científico dos estudos para o futuro Centro Interpretativo da Base das Lajes.
Diogo Teixeira Pereira
Licenciado em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi ainda nos tempos de estudante que começou a sua carreira, na Rádio Universidade de Coimbra (RUC). A entrada nos meios nacionais aconteceu em 2019, quando chegou a Lisboa para fundar a Rádio Observador. Quatro anos depois, em 2023, passou a integrar a editoria de Política da SIC / SIC Notícias onde faz a cobertura de eventos políticos. Tem dedicado uma parte substancial do seu trabalho a acompanhar a atividade do PSD e, desde abril, do novo governo de Luís Montenegro. Em fevereiro de 2024 esteve nos Açores para acompanhar a campanha para as eleições regionais que permitiram a renovação do mandato de José Manuel Bolieiro à frente do Governo Regional.
Luciano Barcelos
Luciano Barcelos, 63 anos, é Chefe da Delegação da Terceira da RTP-Açores.
Foi Chefe de redação e dirigiu o Gabinete Multimédia do canal.
Iniciou a carreira no Jornal A União, tendo passado, como jornalista, pelo Diário Insular, Rádio Clube de Angra e agências de notícias Anop e Lusa.
Completou o ensino secundário no então liceu de Angra do Heroísmo e frequentou uma ação de formação para jornalistas na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Marta Silva
Licenciou-se em Ciências de Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa (pré-Bolonha).
É jornalista na RTP-Açores desde 1995, tendo passado, anteriormente pela Rádio Renascença e pela TVI.
Tem trabalhos publicados na estação pública regional, nas áreas do jornalismo de investigação, da grande reportagem e do documentário.
É guionista e autora de projetos ligados aos géneros: Grande Entrevista, Debate e Magazine Cultural, dos quais se destacam os programas: Escolhas, Ficheiros Pessoais, Em Foco e Lugares da Escrita.
Foi Presidente da Direção Regional do Sindicato de Jornalistas, entre 2021 e 2024, é membro fundadora da Associação Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo e pertenceu ao Conselho de Redação da RTP Açores, entre 2009 e 2012.
Integrou a Comissão Organizadora do I Congresso de Jornalistas dos Açores, realizado em 2023.
É formadora certificada pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, tendo lecionado “História dos Média” no ensino profissional, em Angra do Heroísmo.
Tatiana Ourique
Tatiana Costa Ourique nasceu na Agualva, ilha Terceira, e licenciou-se em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
É técnica Superior de comunicação da Direção Regional da Cultura. Colabora assiduamente com o jornal Açoriano Oriental, apresenta e produz o programa de rádio Igreja Açores da Diocese de Angra e o programa de televisão Cultura Açores na RTP-Açores onde é, também, apresentadora regular.