Mostra Bibliográfica | IA entre a eficiência e a desumanização
- Este evento já decorreu.
Mostra Bibliográfica | IA entre a eficiência e a desumanização

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem em exposição a mostra bibliográfica “IA entre a eficiência e a desumanização”, cujo intuito é pensar criticamente o impacto da Inteligência Artificial na esfera social, a partir de análises e reflexões recentes que nos alertam para a necessidade de aplicação dos regulamentos sobre a IA. Um dos desafios é evitar que os novos avanços tecnológicos possam desumanizar a ação humana, esbatendo as fronteiras entre a criatividade e a aprendizagem automática.
O site de notícias EuroNews destaca a adoção pelas grandes empresas de sistemas de IA, o que implicou uma diminuição de ofertas de emprego na área da tecnologia. O relatório do Indeed, plataforma de anúncios de emprego, que monitoriza as mudanças no mercado de trabalho originadas pela evolução da IA generativa, “concluiu que a IA está a ter um impacto profundo nos empregos de nível básico em todos os setores, incluindo marketing, assistência administrativa e recursos humanos.” Podemos afirmar que progressivamente a IA está a reconfigurar o cenário sociopolítico mundial, dotando os modelos económicos e culturais locais e globais de maior eficiência, mas nem sempre com a garantia de serem justos, pois não conseguem assegurar as condições de proteção aos trabalhadores, bem como permitir o surgimento de novos protagonistas, promovendo, deste modo, em alguns contextos desigualdades e exclusão social.
Torna-se assim urgente a aplicação de políticas de requalificação, formação contínua e inclusão social para que no novo modelo de economia digital todos possam prosperar.
A iniciativa está patente ao público no espaço Arte e Debates, desde 18 de novembro até 30 de dezembro.