Skip
A carregar Destaques
  • Este evento já decorreu.

Mostra Bibliográfica | O Estado Novo e o Holocausto

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro organiza a mostra bibliográfica sobre a temática “O Estado Novo e o Holocausto”, de 12 a 31 de janeiro, no espaço Arte e Debates.

Desde a década de 80 que a Memória se instituiu como objeto de reflexão teórico e metodológico, uma resposta ao aparecimento da escrita testemunhal ou memorialística. Os diversos acontecimentos históricos convocaram a necessidade de registo das vivenciais emocionais e traumáticas, bem como a necessidade de transmissão intergeracional da memória e a passagem de testemunho às gerações que não viveram esses eventos.

Revisitar a Memória impõe-se como um dever ético e pedagógico que não só contraria o esquecimento como também se assume como uma estrutura de possibilidade de questionamento e de ressignificação dos acontecimentos.

Uma das experiências mais traumáticas e que faz parte da memória coletiva do mundo ocidental, é o genocídio de judeus pela Alemanha Nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Em Portugal só na década de 90 do século XX é que o tema começou a ser aprofundado, nomeadamente com o estudo sobre os refugiados que passaram por Portugal durante a guerra e os trabalhos de investigação de Irene Flunser Pimentel e Cláudia Ninhos que apresentaram factos que questionam e buscam respostas em torno do envolvimento de Portugal no Holocausto.

Na atualidade verifica-se um aumento alarmante de incidentes antissemitas violentos, algo que não se assistia desde a Segunda Guerra Mundial, sendo fundamental mais do que nunca, o estudo e as leituras sobre esta temática e sublinhar o que ficou registado na Declaração dos membros do Conselho Europeu por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (2025), que “ O respeito pela dignidade humana, pela liberdade, pela democracia, pela igualdade, pelo Estado de direito e pelos direitos aumentos, incluindo as liberdades de expressão e de religião ou convicção, bem como pelos direitos das pessoas pertencentes a minorias, deve orientar e orientará sempre as nossas ações, em consonância com os valores em que assenta a nossa União Europeia e que são comuns a todos nós”.

A mostra bibliográfica “O Estado Novo e o Holocausto”, pretende associar-se às cerimónias do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, dia implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.

A mostra decorrerá de 12 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, no espaço Arte e Debates.

Destacamos para leitura as obras Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial: em fuga de Hitler e do Holocausto, de Irene Flunser Pimentel, Prémio Pessoa 2007, Salazar, Portugal e o Holocausto, de Irene Flunser Pimentel e Cláudia Ninhos e Aristides de Sousa Mendes: memórias de um neto, de António Moncada S. Mendes.

Detalhes

Início:
12 Janeiro
Fim:
31 Janeiro
Categoria de Evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*