Palestra | “As Fotografias viajam sem Passaporte”

- Este evento já decorreu.
Palestra | “As Fotografias viajam sem Passaporte”

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza, no dia 22 de junho, pelas 18h00, a palestra “As Fotografias viajam sem Passaporte”, proferida por Carlos Enes.
Esta iniciativa surge no âmbito da inauguração da exposição “Na Memória do Tempo”, patente na entrada da BPARLSR até 30 de junho, e que resulta da doação de uma coleção fotográfica familiar por Kathi Mendes Gulley, cuidadosamente guardada, ao longo de cerca de 50 anos, pelos seus avós.
Esta palestra abordará o papel das fotografias trocadas entre emigrantes açorianos e as suas famílias, numa altura em que as formas de comunicação escasseavam. No caso dos Açores, a proximidade com o continente americano permitiu-nos ter um acesso antecipado aos métodos da fotografia modernos, registando-se, pela primeira vez, na cidade de Angra em 1846, depois do seu surgimento em 1837.
Foi graças aos fotógrafos amadores, que percorriam as freguesias rurais da ilha, que as famílias açorianas puderam documentar momentos de celebração e efemérides. Esses momentos, então, imortalizados, capazes de atualizar as diferentes fases das suas vidas de ambos os lados do oceano, regressam agora até nós e ajudam-nos a compreender o tempo em que viveram os nossos pais e avós.
Nota biográfica – Carlos Enes
Natural da Vila Nova, ilha Terceira, estudou no Liceu de Angra do Heroísmo, licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa (1979) e fez o mestrado em História dos Séculos XIX e XX na Universidade Nova de Lisboa (1993). Professor do ensino secundário, desde 1978, exerceu também a docência na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (1981-1984), onde foi chefe do Departamento de História e Geografia, e na Universidade Aberta, Lisboa, de 1996 a 2003.
É autor de uma vasta e muito significativa obra de investigação histórica açoriana, também ela marcada pelas suas opções de esquerda e pela teoria marxista. A sua obra de maior fôlego é um estudo exemplar sobre a Economia Açoriana entre as Duas Guerras Mundiais, em que analisa as atividades mais relevantes para a economia do arquipélago e apresenta uma interpretação global para a compreensão da história social, política e económica de um período tão decisivo, demonstrando um profundo conhecimento das complexas linhas de força da sociedade insular.
Tem, ainda, estudado aspetos relevantes da história das instituições culturais e publicou uma coletânea de textos sobre Luís da Silva Ribeiro, com um importantíssimo estudo introdutório sobre o regionalismo na primeira metade do século XX.
Colaborou no Dicionário de Educadores Portugueses e é um dos mais destacados colaboradores da Enciclopédia Açoriana.