Palestra “Públicos e Estereótipos na área da Cultura”, com Helena Martelo

- Este evento já decorreu.
Palestra “Públicos e Estereótipos na área da Cultura”, com Helena Martelo

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a palestra “Públicos e Estereótipos na área da Cultura”, com Helena Martelo, a 24 de fevereiro, 18 horas, no auditório da Biblioteca.
Nesta palestra pretende-se explorar a relação complexa entre as instituições culturais e os diferentes estereótipos e de como estes podem influenciar a participação cultural. Partindo de estereótipos com conotação negativa, relacionados com idade, nacionalidade, religião, género, raça e condição económica e social, exploram-se as barreiras existentes que condicionam a definição de uma programação participativa entre as instituições e os públicos. Serão apresentados exemplos de projetos nacionais e internacionais que procuram desconstruir estereótipos das comunidades que habitam os territórios onde estão inseridas as instituições culturais. No final haverá um espaço de debate com os participantes, onde será feito um mapeamento de estereótipos.
A participação nesta iniciativa será mediante inscrição prévia, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (inscrições limitadas).
Nota Biográfica:
Helena Martelo
Licenciada em Marketing e Publicidade e Mestre em Relações Internacionais, trabalha há mais de vinte anos na área da comunicação, definindo estratégias variadas para fidelização e captação de novos públicos. O seu percurso profissional permitiu-lhe explorar diferentes territórios, tanto no âmbito dos fundos estruturais como na área da cultura, enquanto técnica superior do Governo Regional dos Açores. Programou uma série de iniciativas, como seminários, conferências, formações, residências artísticas e exposições, que procuraram debater no espaço público questões relacionadas com o papel da cultura no desenvolvimento das pessoas, dos territórios e das comunidades. Atualmente desempenha funções de Chefia de Divisão de Comunicação e Informática, na Direção-Geral do Património Cultural, coordenando projetos que aproximam públicos improváveis ao património cultural, como por exemplo o projeto “O Museu é Meu” e a secção Diálogos na revista Umbigo.