Pré-apresentação do livro “Mosteiros Franciscanos nos Açores no século XXI Memórias de Religiosidade no Feminino”, Coordenado por Duarte Nuno Chaves
- Este evento já decorreu.
Pré-apresentação do livro “Mosteiros Franciscanos nos Açores no século XXI Memórias de Religiosidade no Feminino”, Coordenado por Duarte Nuno Chaves
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da Livrelinha’23, 2.ª edição da Semana do Livro, promove a pré-apresentação do livro “Mosteiros Franciscanos nos Açores no século XXI, Memórias de Religiosidade no Feminino”, coordenado por Duarte Nuno Chaves, no dia 22 de abril, pelas 18h30, no auditório da Biblioteca. O pré-lançamento contará com a presença do historiador Dr. Francisco dos Reis Maduro-Dias.
Esta publicação, coordenada por Duarte Nuno Chaves, investigador do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade dos Açores e editada pelas Letras Lavadas, surge dois anos após a edição do livro Conventos Franciscanos nos Açores do Século XXI: memórias da Província de S. João Evangelista. Esta obra reúne os dados da pesquisa efetuada por especialistas na matéria, realizada nas ilhas açorianas, a partir dos quais é possível uma abordagem à presença franciscana feminina desde o período da Idade Moderna até à contemporaneidade.
Nota Biográfica
Duarte Nuno Chaves
Duarte Nuno da Silva Vieira Chaves, nasceu a 14 de janeiro de 1967, natural da cidade do Funchal.
Doutor em História da Arte pela Universidade de Évora, Mestre em Património
Museologia e Desenvolvimento e Licenciado em Património Cultural pela Universidade
dos Açores.
Na qualidade de Bolseiro do Fundo Regional de Ciência e Tecnologia do Governo
Regional dos Açores realizou, de 2017 a 2021, um projeto de pós-doutoramento
intitulado “Religiosidade e memória coletiva em contexto de turismo cultural”.
É investigador do CHAM – Centro de Humanidades, unidade de investigação
interuniversitária, vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da
Universidade NOVA de Lisboa e à Universidade dos Açores, desde 2010, na qual exerce
funções de coordenador do grupo de investigação “Arte, História e Património” e de
subdiretor do núcleo deste centro na Universidade dos Açores.
Na Universidade dos Açores colabora, enquanto Professor Auxiliar Convidado, nas
licenciaturas de História, Turismo e pós-graduação em Turismo Cultural, sendo
responsável pela orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento na
área do Património Cultural, bem como na participação em júris para a obtenção dos
graus de mestre e doutor.
Enquanto coordenador, autor e coautor é responsável pela edição e participação em
diversos livros, artigos e capítulos, editados em Portugal, Espanha, Polónia e Brasil,
versando questões ligadas ao espaço insular da Macaronésia, particularmente sobre os
domínios da História e do Património Cultural.
Francisco dos Reis Maduro-Dias
Francisco dos Reis Maduro-Dias, natural de Angra do Heroísmo, ilha Terceira Açores, é licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com pós-graduações em Museologia Social pela Universidade Autónoma de Lisboa e Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores.
Foi diretor do Gabinete da Zona Classificada Património mundial de Angra do Heroísmo, diretor do Museu de Angra do Heroísmo, presidente da Comissão Executiva da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, e professor da cadeira de Antropologia e Etnografia, na Universidade dos Açores.
É colaborador do IITAA (Instituto de Investigação e Tecnologias Agrárias e do Ambiente – Universidade dos Açores) e desenvolve projetos no âmbito da valorização do Património Cultural, Património Natural e qualificação do Turismo Cultural e da Paisagem.
Membro da Academia Portuguesa da História, do Instituto Histórico da Ilha Terceira e correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, entre outras instituições.
Desde cedo ligado ao património, comunicação cultural e aos museus, foi considerado Personalidade do Ano, pela Associação Portuguesa de Museologia, em 2016.
Conta com bibliografia, publicada em Portugal e no estrangeiro, sobre Museologia, Património Cultural edificado e Natural e os seus contextos.
É Empresário na área do Turismo de Habitação, desde 2012.