Destaques
Destaques anteriores
Lista de navegação de Destaques
Novembro 2023
A intemporalidade de Cândido Pamplona Forjaz
Exposição a inaugurar a 10 de novembro de 2023 Há gestos, palavras e atitudes que o tempo não desgasta. A sua permanência provoca a necessidade de encontros e reencontros. É o que acontece na exposição sobre a intemporalidade da pessoa e ação do Dr. Cândido Pamplona Forjaz, que nos apresenta a verticalidade de princípios e a nobreza de caráter do insigne terceirense. Nesta montra se revela quer o professor liceal, como o jornalista, o empresário e político, o benemérito,…
Ler mais »Meu pai e eu…
Conferência de Jorge Forjaz acerca de memórias e fotografias familiares, na inauguração da exposição A Intemporalidade de Cândido Pamplona Forjaz, numa dinâmica de encontros e reencontros, que o tempo não desgasta. Nota Biográfica Jorge Forjaz, renomado genealogista, coautor das consagradas “Genealogias da Ilha Terceira” e autor de “Genealogias das quatro ilhas; Famílias macaenses; As famílias de Moçambique; Correspondência para o Dr. Eduardo Abreu; O solar de Nossa Senhora dos Remédios; Os Monjardinos; Os Teixeira de Sampaio da ilha Terceira; Os…
Ler mais »Hora do Conto
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a “Hora do Conto”, que decorrerá no próximo dia 11 de novembro, às 16h00, com o narrador Paulo Freitas, e destina-se a crianças a partir dos 3 anos de idade e às suas famílias, com o intuito de promover bons hábitos de leitura e de estabelecer uma boa relação com o texto. Contar histórias é um contributo valioso para a imaginação dos mais pequenos. Criar hábitos de escuta com…
Ler mais »Criativa ’23 | Atividades e Artes
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a “Criativa ’23”, com o subtítulo “Atividades e Artes”, a decorrer entre os dias 15 e 18 de novembro. As artes estão presentes na história da humanidade desde os tempos primordiais. Aparecem como uma necessidade do Homem se expressar e da sua relação com o mundo. Procuraram também perceber a sociedade e o mundo de uma forma sensível e estimulam a perceção, a sensibilidade, a cognição e a criatividade.…
Ler mais »“Mostra de Trabalhos de Artesanato”
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem o compromisso de alcançar uma audiência abrangente e, portanto, na Criativa’23 contamos com a participação de um grupo de reclusas, do bloco feminino do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo. Inauguramos uma “Mostra de Trabalhos de Artesanato”, no dia 15 de novembro, às 10h00, no espaço expositivo junto ao auditório. A mostra pretende dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos por estas mulheres, em contexto de reclusão e, simultaneamente, sensibilizar…
Ler mais »Belas Artes versus Artes Decorativas
No contexto da Criativa’23, a Biblioteca recebe no dia 15 de novembro, às 18h00, uma conferência com Assunção Melo e Pedro Parreira, com a temática “Belas Artes versus Artes Decorativas”. Num mundo em que cada vez mais se tentam esbater os conceitos de Belas Artes e de Artes Decorativas, importa refletir sobre a necessidade, ou não, dessa distinção e dessa hierarquia na dicotomia existente entre artes maiores e artes menores. Na arqueologia também não será incomum encontrar referências a artes…
Ler mais »Oficina de Encadernação Japonesa
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Ribeiro, no contexto da Criativa’23, convida todos os interessados a participarem na Oficina de Encadernação Japonesa, com a formadora Carolina Rocha, no dia 15 de novembro, às 18h30, para jovens entre os 9 e os 13 anos de idade. Os alunos aprenderão quais os materiais necessários, e quais as técnicas básicas para este tipo de encadernação e, no fim da oficina, cada participante terá um livro totalmente encadernado por si. Terão ainda…
Ler mais »A Avó Ensina
A Avó Ensina A BPARLSR anuncia a atividade “A Avó Ensina”, em parceria com o projeto “Avós por Linhas e Travessas”, no contexto da Criativa’23, no dia 16 de novembro, das 10h00 às 12h00, para turmas a partir do 3º ano. A atividade proposta é bordado em fotografia e tem como propósito possibilitar a transmissão de conhecimentos, estimular o convívio intergeracional, promover a empatia e fortalecer laços com a comunidade. Para mais informações, dúvidas ou para se inscrever contacte-nos através…
Ler mais »